18/04/2024  06h26
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
08/10/2015 - 11h01
Pra não dizerem que...
Dartagnan da Silva Zanela
 

(1)

Todo aquele que, de vez em quando, diante do mundo atual, não se sente apatetado, apenas revela a todos que ele não passa de um completo idiota em tempo integral.

(2)

Até tento parecer uma pessoa educada, mas não adianta muito não. O brucutu acaba sempre falando mais alto.

(3)

Lembro-me, com carinho e gratidão, de todas as pessoas que semearam generosas sementes em minha alma para que eu não fosse um campo estéril.

Não tenho dúvidas de que meu peito é um solo seco, mas isso, de modo algum, desqualifica a grandeza das mãos que de maneira bondosa lançaram em mim boas sementes.

Uma dessas almas é meu querido tio Arcineu, o tio “Budo”, que hoje partiu desse vale de lágrimas para estar junto dos justos na pátria celeste.

Lembro-me de muitas lições bem humoradas que o tio sempre nos dava. Destas, lembro-me sempre duma que, vez por outra, partilho com meus pequeninos alunos.

Certa feita, eu e meus primos estávamos brincando com alguns pedaços de massa de pão. Na verdade, estávamos em uma folia só.

O tio, com sua camisa aberta e um sorriso largo no rosto disse: “Venham cá piazada, que eu vou contar uma história pro cêis”.

“No começo dos tempos Deus fez o trigo com seu talo todo cheio de grãos até próximo do chão. Deus foi generoso e nos deu pão com fartura. Porém, as pessoas não o utilizavam com sabedoria nem com bondade. Usavam o trigo pra tudo, inclusive para o que não se deve. O Pai celeste vendo isso entristeceu-se e então, puxou o talo com seus dedos deixando apenas um pequeno cacho. O cacho que todos conhecemos e disse: esse aqui é para os inocentes”.

Ao ouvir isso, nos envergonhamos e paramos com o fervo. Na verdade, nunca mais brinquei com comida.

Eu tinha uns sete anos de idade quando ele disse isso e, até hoje, lembro-me com clareza não apenas das palavras, mas do momento em que ele disse essa inocente lição que, entre outras tantas, trazem um bom tanto de luz em meu coração.

Enfim, hoje a Jerusalém celeste está em festa, a sorrir com o seu contagiante gargalhar. A nós, aqui neste vale de lágrimas, fica a saudade.

(4)

Ser grande não é ser reconhecido pela distinção de seus feitos, mas sim, fazer da altivez a matéria prima de todos os seus feitos, principalmente daqueles gestos anônimos e pequeninos que preenchem e dão sentido a nossa porca vida.

(5)

Antes de exigirmos o cumprimento das leis, antes mesmo de batermos no peito para protestar contra a violação de nossos direitos é imprescindível que resgatemos e cultivemos em nossas vidas o velho bom senso regado com uma boa dose do indispensável semancol.

(6)

Sábio não é aquele que sabe o que diz, mas aquele que sabe o que faz e porque o faz.

(7)

Lembre-se disso: ao ouvir um militonto que parla suplicando o benefício da dúvida, não se esqueça do papel higiênico. Dependendo do caso, o álcool em gel faz-se indispensável.


Nota do Editor: Dartagnan da Silva Zanela é professor e ensaísta. Autor dos livros: Sofia Perennis, O Ponto Arquimédico, A Boa Luta, In Foro Conscientiae e Nas Mãos de Cronos - ensaios sociológicos; mantém o site Falsum committit, qui verum tacet.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.