14/09/2025  15h26
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
18/05/2005 - 06h19
Trapalhada diplomática
Rodrigo Constantino - MSM
 
"A humanidade precisa, antes de mais nada, se libertar da submissão a slogans absurdos e voltar a confiar na sensatez da razão." (Ludwig von Mises)

O presidente Lula, em sua estranha luta megalomaníaca para líder da "nova geopolítica" mundial, foi o responsável por uma grande trapalhada diplomática. A cúpula de países árabes e sul-americanos (Aspa), que esteve reunida no Brasil, foi um evento lamentável, sob todos os pontos de vista. O país obterá um ganho comercial praticamente nulo com tamanho esforço, enquanto a mancha política já causa um estrago enorme.

Os tropeços começaram quando o Itamaraty recusou o convite dos Estados Unidos para enviar um observador ao evento. Grave erro diplomático, que gera atritos completamente desnecessários com nosso principal cliente comercial, fruto apenas de razões ideológicas. Hugo Chavez ficou muito feliz com a decisão brasileira, para poder utilizar a cúpula como um recado antiamericano, com o respaldo do Brasil. A cúpula serviu como palco para acusações insanas do projeto a ditador da Venezuela.

Além disso, um claro viés anti-Israel foi adotado pela cúpula, sendo que esta é a única nação democrática na região. Na verdade, tem agora o Iraque também, que tem eleições graças aos aliados dos Estados Unidos, que tiraram Saddam Hussein do poder, mesmo sob forte crítica por parte dos países que se beneficiavam do comércio de armas e do programa petróleo-por-comida, repleto de corrupção. Com o aprofundamento das análises desse programa, fica mais fácil entender porque algumas nações foram tão contrárias à retirada do genocida Saddam do poder. Tinham muito a perder, financeiramente falando.

Para piorar a situação, o documento final assinado pelos participantes, a Declaração de Brasília, omite a defesa da democracia. Não é de se espantar, já que vários países que participaram do evento são ditaduras ou quase-ditaduras, como o caso venezuelano. Seria uma completa contradição se tal grupo fizesse uma sólida defesa pelos direitos democráticos, que passam longe dos seus territórios. O inaceitável, entretanto, é o Brasil ser o anfitrião e líder dessa cúpula. Justo o governo do PT, que diz ter lutado pela democracia brasileira, assinando um documento onde sequer a defesa da democracia está presente. Simplesmente patético. Uma afronta ao povo brasileiro, que paga a conta disso tudo com pesados impostos.

A mais ousada iniciativa diplomática do atual governo brasileiro foi um total fiasco. Serviu até mesmo para agravar, em vez de melhorar, a situação com os vizinhos argentinos. A reivindicação obsessiva do governo Lula a um assento como membro permanente no Conselho de Segurança da ONU tem custado caro ao país. Lula gasta milhões em viagens inexpressivas do ponto de vista comercial, perdoa dívidas com nações africanas enquanto o povo afunda na miséria, e agora recebe em um mega-evento autoridades árabes para assinar uma declaração que nem mesmo defende o princípio básico da democracia. Até quando o povo vai aceitar passivamente tanta falta de respeito aos valores da sociedade livre? Veremos a resposta em 2006...


Nota do Editor: Rodrigo Constantino é economista pela PUC-RJ, com MBA de Finanças pelo IBMEC. Trabalha no mercado financeiro desde 1997. É autor do livro "Prisioneiros da Liberdade", da editora Soler.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.