19/05/2024  16h43
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
E-mails à redação
12/12/2015 - 09h00
Dilma, Geraldo e Maurício
José Nélio de Carvalho
 

Em momento de crise, observar, analisar e comparar é um bom exercício. O que existe de comum entre Dilma, Geraldo e Maurício?

A Constituição de 88 refletiu uma nova fase do País e menciona no artigo 1º entre outros, dois fundamentos do Estado Democrático de Direito: Democracia Direta e a Cidadania.

O povo como fonte do poder tem os seus representantes, mas não transfere a estes todos os seus direitos, podendo exercer diretamente seu poder.

A definição do papel do Município é também marco importante na evolução do país que deixou de ser rural e se transformou em urbano.

O mesmo artigo 1º, reconhece o Município como parte integrante da Federação.

E a Política Urbana colocada dentro da Ordem Econômica e Financeira, atribuindo ao Municípios suas responsabilidades dá o tom da importância, ainda não assumida pela grande maioria das cidades brasileiras.

Tanto na esfera federal, estadual e municipal, o exercício do poder desvinculado das bases de onde emana esse mesmo poder, podem gerar crises que chegam até a comprometer os mandatos dos representantes do povo.

O descompasso entre as mensagens de campanha e a realidade atual, fortalece o processo de cassação de Dilma.

O governador Geraldo, por não ter ouvido e planejado as mudanças na estrutura das escolas estaduais, não consultando de forma adequada as bases, amargou desgaste maior do que o causado pela crise da água.

E em Ubatuba, o desprezo pela Constituição, pelo Estatuto das Cidades e pelo Plano Diretor que, embora aprovado, não consegue sair das prateleiras, esboça um contorno de uma crise que se mostra permanente. A lei de uso do solo tornou-se uma colcha de retalhos sob a qual se colocam muitos interesses, nem sempre republicanos, prejudicando a Democracia e a boa gestão da coisa pública.

A Democracia Direta, devidamente aplicada, com a participação da sociedade, por todos os meios, especialmente através de suas organizações e dos Conselhos previstos em lei, fortalece os representantes eleitos e torna a máquina pública mais eficiente, evitando os desvios que geram crises como as que vivenciamos em todas as esferas.

José Nélio de Carvalho
ex-prefeito de Ubatuba
jn.carvalho@uol.com.br

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "E-MAILS À REDAÇÃO"Índice das publicações sobre "E-MAILS À REDAÇÃO"
13/04/2019 - 07h39 9ª Mostra Maré Cheia de Cinema
10/02/2019 - 07h25 Resposta ao ministro
12/04/2018 - 05h46 Desabafo de uma munícipe de Ubatuba
12/01/2018 - 06h50 Desabafo de um ambulante de Ubatuba
01/11/2017 - 07h31 Descaso estatal com Ubatuba
28/10/2017 - 08h45 A falta de `lei do silêncio´ em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.