14/09/2025  15h49
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
E-mails à redação
20/05/2005 - 14h09
Blablabla..., blablabla...!
Orlando Vicente Sales
 
"As letras servem de ordenamento na prosperidade e de consolo na desgraça".

Sr Editor,

Na posição de eleitor de Ubatuba e assíduo leitor das páginas dos sites: "Litoral Virtual", "Ubatuba Víbora", "UbaWeb" e do jornal "A Cidade", não suporto mais ficar calado e inerte às críticas, blábláblá... blábláblá, como disse há pouco tempo um leitor, sobre um certo ex-secretário de Educação, tentando atingir a atual secretária de Educação e o novo Governo Municipal, que está apenas começando e administrando os restos do governo passado.

Este cidadão arvora-se o competente, o honesto, o honrado, o educador e sabe lá... que mais virtudes ele acha possuidor, que duvido muito caber no saco do Papai Noel.

Ele se acha o "maioral", talvez! até pensa que é "imortal", do jeito que ele escreve e critica os demais colegas e seus semelhantes, sem nada contribuir para o bem estar de Ubatuba.

Ora, se fosse tão genial e cheio de competência não precisaria usar os mesmos artifícios de criticar, criticar... e blábláblá... blábláblá; as mesmas táticas de escrever e desmerecer uns e outros, para tentar abocanhar uma nomeação na Administração Pública, como fez no passado.

Todo mundo já sacou a estratégia desse cara, o mesmo "modus operandi" que esse ex-chefe, ex-professor, ex-administrador, ex-secretário, ex-(não sei de que?), tenta torrar a paciência do novo Prefeito Municipal, que não lhe dá bola alguma, mais do que certo, certíssimo! Ele já era..., só que finge não saber. Tenta cutucar, machucar e esperar...!

Ora, bolas! Não sei que raio de educador ele foi...? Ou que escola ele aprendeu a só criticar, criticar, blábláblá... blábláblá. Mas tenho certeza de uma coisa, ele aprendeu a ser um "atirador solitário". Porque não aprendemos essa forma de educar e criticar as pessoas nas bancas de qualquer escola brasileira. Talvez, ele tenha aprendido na escola do Maradona...?

Outra coisa, também, tenho certeza que a atual secretária de Educação tem mais humildade e simpatia do que esse fanfarrão.

Que grandeza esse cidadão tem para dar aulas sobre verdade, civismo, ética, cidadania, etc., etc., etc.? Ora, competência, honestidade e honradez não se proclamam por si próprio, e sim avaliados por outros.

Existia, sim! uma escola dos tempos do "nazismo", em que o então estrategista dizia ao "fuhrer", mais ou menos o seguinte: "uma mentira constantemente repetida, pode-se tornar uma verdade dita". Logo, que VERDADE é essa que se faz na EDUCAÇÃO?

Alguém me disse que esse ex já mentiu de cara lavada, onde está a verdade? O que é a verdade, a sua? A dele? A dela? Alguém se lembra que esse ex já mentiu no Plenário da Câmara Municipal, quando se falou tanto de "COIS", na administração passada?

Pois bem, Sr Editor, seus leitores merecem estar bem informados das constantes críticas que esse cidadão, que não quero conhecê-lo, atira contra a atual secretária de Educação, que digo-lhe com toda a franqueza, também não a conheço e nem sou porta voz do novo Governo Municipal.

Todavia, como cidadão morador de Ubatuba e leitor igual a todo mundo, tenho o direito de ficar indignado e expressar os meus profundos sentimentos, lendo as mesmas mesmices, as mesmas críticas de um cara que foi ex, que chama fulano tal de incompetente, sicrano tal de abutre, cigano tal de mentiroso e aí vai...! Sem demonstrar algo de concreto, somente generalizando, blábláblá.

Só ele que fala a verdade, só ele que está com a razão, só ele que é competente...?!

Por favor, não use o nome de Santo Deus em vão...! Que o Papai do Céu nada tem a ver com as suas letras. Já dizia um pensador de outrora: "As letras servem de ordenamento na prosperidade e de consolo na desgraça" - (Diógenes Laércio).

O tempo dele acabou, ele está mais para lá do que para cá. Deveria, antes de passar para outra dimensão, ensinar os novos e demonstrar qualquer capacidade de contribuição e não destruição. Ele aprenderia muito, lendo os artigos do calibre de Renato Nunes, Ernesto F. Cardoso Jr., que escrevem idéias e mostram soluções.

Pare com isso...! Basta...! Muda de estratégia, que aquela não cola mais. Não seja egoísta e prepotente que ninguém sabe tudo, nem é onipotente. Somos todos iguais, humanos e terráqueos; cada um de nós é igual a um grão de areia que sustenta essa montanha chamada BRASIL, de aproximadamente 185 milhões de grãos. Ninguém é mais do que alguém. Quando um grão despenca é substituído, outro toma o lugar e assim vai e volta.

Então, faço-lhe uma aposta de dois mil pratas e mais o corte do meu dedinho da mão esquerda, se eu perder...! E se você perder, basta os dois mil, pois, você não tem peito para cortar o seu dedinho. Vá até uma praia qualquer, mergulha até o fundo, mete a mão e traga o seu troféu (água e lama), depois volta ao mesmo lugar que você acha que tirou o troféu, e veja se há um buraco vazio...! Se estiver vazio você ganhou. Se o buraco estiver preenchido você perdeu.

Qual é a moral da história (aposta)...? Você acha que é insubstituível? Obs. Apenas uma frase escrita por você foi feliz. (...) "O passado já caducou com suas glórias, vitórias e derrotas".

Digo-lhe mais uma, ou você ama Ubatuba ou você muda de lugar. Volta para sua terra natal, ou faça algo de útil. Ou, então, faça como os outros impacientes, vá pescar..., aí aprende a ter paciência e sobra tempo para você meditar, quiçá calçar as sandálias do pescador!

Orlando Vicente Sales
Leitor indignado

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "E-MAILS À REDAÇÃO"Índice das publicações sobre "E-MAILS À REDAÇÃO"
13/04/2019 - 07h39 9ª Mostra Maré Cheia de Cinema
10/02/2019 - 07h25 Resposta ao ministro
12/04/2018 - 05h46 Desabafo de uma munícipe de Ubatuba
12/01/2018 - 06h50 Desabafo de um ambulante de Ubatuba
01/11/2017 - 07h31 Descaso estatal com Ubatuba
28/10/2017 - 08h45 A falta de `lei do silêncio´ em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.