14/09/2025  15h37
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
22/05/2005 - 18h03
Cirurgias da intimidade
Adelaine Cruz e Luciana Félix
 

Para muitas pessoas o assunto ainda é tabu, mas a verdade é que as cirurgias plásticas da intimidade é um assunto sério e que vêm sendo cada vez mais procuradas pelas mulheres, que lotam os consultórios ginecológicos de todo o País. Seja por uma questão estética ou ainda com o intuito corretivo, o resultado geralmente modifica de forma positiva tanto na esfera da sexualidade quanto na auto-estima das mulheres.

De acordo com o cirurgião plástico, Eduardo Lintz, ao procurar os consultórios, as mulheres sempre se referem a insatisfação com a região a ser operada que se tornam um desconforto causando inseguranças. "As pacientes procuram por este tipo de cirurgia plástica para amenizar algumas alterações, nos grandes lábios, no escurecimento da mucosa vaginal entre outras alterações".

As cirurgias da intimidade podem ser feitas em qualquer fase da vida adulta. "Na maioria das vezes, são as mulheres com mais idade, que já tiveram vários filhos, que buscam esse tipo de cirurgia. O ideal é a realização de uma avaliação por um médico ginecologista, conjuntamente, sendo que os procedimentos podem ser realizados em equipe", explica o cirurgião plástico Eduardo Lintz.

Segundo ele, as operações são simples, desde que feitas por um profissional experiente. Dura em média de 30 a 40 minutos e pode ser feita em qualquer mulher com mais de 18 anos. "A recuperação é tranqüila e exige repouso por três dias e a suspensão das atividades sexuais por um mês. Fora isso, pode-se retornar às atividades normais, em média, depois de duas semanas", aponta.

Apesar deste tipo de cirurgia ser muito procurada, elas ainda são feitas, em suas maioria, em clinicas particulares, mas muito depende das condições do local onde será feita a cirurgia. "Clínicas com condições de segurança adequadas podem receber esse tipo de tratamento", diz o médico.

Conheça os tipos de correções que a cirurgia plástica e a ginecologia permitem:

Grandes Lábios - Essa cirurgia reduz o tamanho e a espessura dos grandes lábios. Se o púbis for volumoso, pode ser aplicada a lipoaspiração. Já para o caso dos lábios estarem flácidos, realiza-se o preenchimento com gordura aspirada de outra região, ou ainda com a aplicação de substâncias sintéticas. A operação dura cerca de 30 minutos e são necessários dois dias de repouso. Após uma semana, retomam-se as atividades normais, mas ainda devem ser evitados esforços físicos. Os exercícios só poderão ser reiniciados depois de 15 dias e as relações sexuais após um mês.

Alargamento vaginal - Este procedimento é realizado por ginecologistas. As mulheres que mais procuram essa cirurgia são as que possuem mais idade ou ainda as que tiveram parto normal e sentem que a vagina não tem mais a mesma elasticidade. A correção é feita retirando uma parte da mucosa e fechando o músculo. Esse procedimento é realizado com anestesia peridural e dura, em média, entre 30 e 60 minutos. Depois de dois dias é possível retornar às atividades normais. Os exercícios físicos são liberados após 15 dias e a abstinência sexual deve ser de 45 dias.

Murchamento vaginal - Cirurgia menos realizada, esse problema é comum em mulheres idosas e interfere bastante na sua auto-estima. A correção é feita enxertando-se gordura da própria paciente, restaurando o volume dos lábios e recuperando a anatomia da região. A cirurgia exige anestesia local e dura de 30 a 40 minutos. A recuperação leva, em média, duas semanas.

Monte de Vênus volumoso - Algumas mulheres sentem-se constrangidas com esse problema, evitando até ir à praia de biquíni, por exemplo. Nesses casos, a correção é feita com lipoaspiração. A duração desse procedimento é de 15 a 30 minutos. Depois da cirurgia deve-se repousar durante dois dias. As atividades normais podem ser retomadas após uma semana. Em 15 dias os exercícios físicos já podem ser reiniciados. A abstinência sexual neste caso não é necessária.

Escurecimento da mucosa vaginal - Também realizada por ginecologistas, corresponde a um problema comum em várias mulheres, esse fato acontece, geralmente, depois da gestação, devido ao excesso de hormônios. A cirurgia para correção é bem simples: retira-se uma pequena quantidade da mucosa dos lábios na região escurecida. A operação dura cerca de 30 minutos e é realizada com anestesia local. Não é preciso permanecer na clínica após a cirurgia.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.