04/08/2025  21h50
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
23/01/2016 - 15h01
Aproveite o início de ano para cuidar da saúde
 
 
Destine um tempo nas férias para fazer um bom check-up e seguir para as metas de ano novo

Não são apenas as finanças e contas que merecem um cuidado especial neste início de ano. A saúde também deve ser prioridade das pessoas que podem aproveitar os dias de folga para fazer um bom check-up com o intuito de descobrir ou evitar problemas futuros.

A série de exames varia de pessoa para pessoa de acordo com as recomendações personalizadas de cada médico, porém estão estabelecidas de acordo com recomendações gerais por gênero (sexo masculino ou feminino), idade e história familiar (genética). Há recomendações diversas dependendo de uma consulta específica com seu médico de confiança para esta finalidade e em todas as áreas médicas. Entretanto, segundo Dra. Nicole Maria Gatte, clínica geral do Hospital San Paolo (www.hsanpaolo.com.br) - Centro hospitalar localizado na zona norte de São Paulo, há quatro áreas necessárias:

Cardiológica: Especialmente para aqueles que tenham mais de 40 anos ou possuem algum fator de risco como diabetes, tabagismo, sedentarismo, obesidade e hipertensão arterial. Principais exames: eletrocardiogramas e teste ergométrico.

Ginecológica: Destinado às mulheres que já tiveram a primeira menstruação, mesmo sem vida sexual ativa. O acompanhamento clínico é essencial para a saúde feminina e possibilita o descobrimento de infecções e doenças que surgem em diferentes idades, principalmente nos casos de prevenção do câncer de colo de útero e mamas. Principais exames: ultrassonografia transvaginal, papanicolau e mamografia.

Urológica: Homens com mais de 40 anos devem realizar consulta especializada regularmente. O câncer de próstata é um dos maiores responsáveis pelas mortes e, entre os fumantes, esse risco é aumentado. Principais exames subsidiários: dosagem de PSA, urina tipo I, ultrassonografia prostática, peniscopia e espermograma.

Clínica médica: Muitas doenças podem aparecer silenciosamente, o que dificulta a percepção dos sintomas iniciais. Durante a consulta e entrevista médica, o clínico geral pode fazer um alerta sobre os riscos de determinados hábitos. O profissional pode orientar o paciente a realizar exames específicos para evitar problemas futuramente.

Se você ainda não pensou no assunto, é bom começar. Por mais que a rotina atrapalhe, é necessário sempre destinar um tempo em nossa agenda para cuidar da saúde, pois somente saudáveis conseguiremos ter uma boa qualidade de vida e cumprir nossas metas.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.