04/08/2025  20h09
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
26/02/2016 - 11h02
Dono não, tutor sim!
Silvia Manducca Trapp
 

Você sabia que animais não possuem donos, mas sim tutores? A partir da filosofia do século 20, vários conceitos sofreram mudanças, trazendo novos conflitos e, consequentemente, novos questionamentos, inclusive sobre as relações que temos com outros seres. Afinal, somos nós, humanos, o centro de tudo? Somo donos ou proprietários de outras vidas?

De acordo com o dicionário Aurélio, proprietário é aquele que tem propriedade de alguma coisa, que é senhor de bens. Já a palavra “dono” significa senhor, possuidor, proprietário. “Dono” e “posse” denotam propriedade. Quem tem posse, possui propriedade sobre o objeto possuído. Os termos não apresentam atribuições originais às posições de guarda ou tutela, tutor ou responsáveis de animais.

Como seres em constante mudança e eterna lapidação, devemos nos perceber como tutores ou guardiões de uma vida, que escolhemos ter ao nosso lado como companhia. Dessa forma, o animal, obviamente, não se trata de um objeto que possuímos e que muitas vezes é explorado para obtenção de lucro como, por exemplo, em sua venda.

Tutor é aquele que protege e defende. O tutor ou guardião consciente instrui e guia o seu tutelado, educa com amor e promove todas as possibilidades de uma evolução completa em aprendizagem e saúde. O cuidado na terminologia revela uma mudança moral positiva.

A convivência entre o tutor e o tutelado deve ser construída a fim de proporcionar o desenvolvimento conjunto, como em qualquer outra relação. Porém, cabe ao ser humano (tutor) que escolheu a companhia de um pet (tutelado) proporcionar cuidados e proteção de forma responsável, lembrando que, o livre arbítrio do tutor não lhe confere a posição de proprietário, mas sim de um responsável pelo bem estar do pet ao seu lado. Quanto mais sensatos e atentos sobre a importância de outras vidas, mais seremos conscientes sobre nós mesmos!


Nota do Editor: Silvia Manduca Trapp é professora do curso de Medicina Veterinária da Unopar em Londrina, e membra da Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.