04/08/2025  07h14
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
07/07/2016 - 06h54
O papel da fisioterapia na prevenção de lesões
 
 
Fisioterapeuta esportivo explica que a ação dos profissionais da saúde vai além da reabilitação

A fisioterapia tem ganhado cada vez mais espaço no dia a dia dos atletas amadores. A busca por um estilo de vida saudável e consequente prática frequente de exercícios fez com que muitas pessoas passassem a enxergar a importância desse profissional no tratamento de lesões. Porém, na rotina dos atletas de alta performance este profissional tem uma missão tão importante quanto a recuperação: a prevenção delas.

No time multiprofissional que auxilia atletas profissionais, o papel do fisioterapeuta é minimizar a sobrecarga da exigência física que acontece durante os treinos. Este processo se dá com um acompanhamento contínuo, que visa um melhor equilíbrio muscular, inclusive, através do trabalho de grupos musculares que são menos exigidos durante a prática esportiva, conforme explica o fisioterapeuta especializado em esportes e sócio fundador da Club Físio, André Nogueira Ferraz: “Sabemos, por meio de muitos estudos, que o fortalecimento da musculatura da cintura escapular (músculos das costas) previne problemas nos ombros, que o fortalecimento dos músculos profundos do abdômen previne problema nas costas e que o fortalecimento da musculatura dos glúteos previne problemas nos membros inferiores”.

Ainda assim, o profissional alerta que o atleta não está totalmente livre de lesões. O nadador César Cielo, por exemplo, abandonou o último mundial após um treinamento intenso, que ocasionou uma lesão nos ombros. Desta forma, um bom planejamento e uma equipe bem informada por trás de cada grande atleta é o caminho para evitar, ao máximo, experiências como essa.

“O esporte de alto rendimento não é saudável e as cargas impostas de forma abusivas podem prejudicar, ao invés de melhorar os resultados. A prevenção dos músculos chaves é um bom caminho para evitar maiores problemas antes dos jogos olímpicos”, finaliza o fisioterapeuta.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.