04/08/2025  07h15
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
24/07/2016 - 07h41
Você é dono de negócio ou empresário?
Gustavo Winkelmann
 

No mundo dos negócios, há dois tipos de gestores à frente das empresas: o empresário e o dono do negócio. Ambas as funções determinam quem comanda a empresa, mas a atuação desses profissionais e os perfis são muito distintos.

O primeiro age estrategicamente, define e implanta ações para a melhoria da empresa e dos seus colaboradores, analisa riscos e busca o crescimento do negócio. O segundo é pouco estratégico e está envolvido 100%, ou quase, na parte operacional da empresa, ou seja, é um empregado do próprio negócio.

É importante salientar que ser o responsável por uma empresa não significa que você é o pagador de contas. É bem mais que isso. Você carrega o dever do desenvolvimento e isso inclui você, colaboradores, parceiros e processos. Seu real papel é promover ações de desenvolvimento comum a todos que participam direta e indiretamente da rotina do negócio. Entretanto, ser empresário requer disciplina e a adoção de uma gestão profissionalizada, o que nem sempre é uma tarefa fácil.

Há algumas maneiras de descobrir se você é dono de um negócio ou empresário. Você é empresário quando: tira uma hora por dia trabalhando na pesquisa e desenvolvimento de estratégias, tem definido indicadores chaves de desempenho e faz análise de resultados semanalmente, determina metas e compartilha com sua equipe para que todos participem, controla seu tempo e sabe quais tarefas realmente valem seu tempo. Ser dono de um negócio significa tomar as decisões com base nas emoções, pagar (muitas) contas e não fazer planejamento estratégico, não investir na qualificação da equipe e nem compartilhar com eles seus objetivos e apagar incêndios com frequência.

Ao refletir sobre seu papel e importância na empresa, se é um gestor estratégico ou operacional, leve em conta essas ponderações. Se você já identificou que é um dono de negócio, não seu preocupe. Ainda dá tempo de mudar!


Nota do Editor: Gustavo Winkelmann é Coach Empresarial e diretor da ActionCOACH Oeste-PR.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.