26/04/2024  08h58
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
28/07/2016 - 06h38
Pokémon Go: sucesso `instantâneo´ em 20 anos
Patrícia Casseano
 

Há algumas semanas, o mundo se viu tomado pelo aplicativo Pokémon Go. Utilizando tecnologia e criatividade, a novidade atraiu milhões de usuários em pouco tempo e virou sinônimo de sucesso espontâneo. É comum ouvirmos a frase "Vejam o Pokémon Go, bastou uma ideia para fazer sucesso do dia para a noite". Mas será mesmo?

John Hanke, um dos responsáveis pelo app, é fundador da Niantic Inc., a startup que desenvolveu o game e chegou a fazer parte do Google até 2015. Sua jornada para o sucesso não veio do dia para a noite. O profissional foi um dos responsáveis pelo jogo Meridian 59, lançado em 1995 para Windows. O game ficou conhecido como um dos primeiros MMORPG (Massively Multi-Player Role-Playing Game), ou seja, o primeiro jogo a permitir que pessoas de diferentes partes do mundo se reunissem por meio da internet para jogar.

No mundo da comunicação, muitos têm a ideia do êxito da noite para o dia. "A campanha foi criada instantaneamente" ou "este viral foi um sucesso criado em apenas um dia". Em 99% dos casos, tal sucesso só vem após muito trabalho. Assim como o Pokémon Go, a comunicação efetiva é construída com muito estudo e planejamento.

Para emplacar uma pauta num grande veículo, por exemplo, não basta ser bom. É preciso ter uma estrutura comunicacional boa. Isso irá gerar não apenas uma participação, mas várias. O porta-voz poderá virar um participante recorrente se o trabalho for bem feito.

Como no Pokémon Go, os ganhos não acontecem para quem fica parado, é preciso movimento. Aliás, as analogias não terminam por aí. Como há diversas espécies de Pokémon, também há diversos tipos de pautas a serem exploradas, há diversas formas de atingir o público de maneira mais eficaz.

Infelizmente, assim como o Pokémon Go, a mentalidade do trabalho duro para alcançar um objetivo demorou a chegar no Brasil, mas agora parece que começamos a nos acostumar com esta ideia.

Cuidar bem de sua comunicação, melhorar a sua imagem na mídia e, consequentemente, alavancar os seus negócios, é mais fácil do que se tornar um mestre Pokémon.


Nota do Editor: Patrícia Casseano é jornalista e diretora-executiva do Grupo Image.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.