04/08/2025  02h36
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
02/09/2016 - 06h35
Dicas para melhorar a saúde do seu estômago
 
 
Estresse, alimentação desregrada e excesso de cafeína podem prejudicar saúde estomacal

Na correria do dia a dia, nem sempre conseguimos cortar alguns hábitos que sabemos ser prejudiciais a saúde. Vários cafezinhos no trabalho e muitas horas sem comer entre uma refeição e outra são alguns exemplos. O problema é que, com o passar dos anos, esses maus costumes podem prejudicar a saúde, principalmente a do estômago. Segundo o Dr. Décio Chinzon, especialista em gastroenterologia que integra o corpo clínico do Lavoisier Medicina Diagnóstica (www.lavoisier.com.br), é importante lembrar que os problemas digestivos podem levar até mesmo anos para aparecerem.

“A saúde do estômago depende de vários fatores. Além de uma alimentação regrada, que evite produtos ricos em gordura e contemple verduras e legumes, é preciso fazer pequenos lanches entre as refeições, como uma fruta, por exemplo. Além disso, devemos lembrar que o estresse sensibiliza o aparelho digestivo, por isso é importante procurar atividades que diminuam a ansiedade e nervosismo”, destaca o médico.

O consumo de alguns medicamentos com frequência também pode afetar a saúde digestiva. Os anti-inflamatórios e o ácido acetilsalicílico, por exemplo, podem aumentar a acidez estomacal e causar mal estar. “Mas vale ressaltar que antes de parar qualquer tratamento um médico deve ser consultado”, lembra o especialista.

Outro hábito que pode levar a problemas estomacais é tomar vários cafés ao longo do dia. “Quando consumida moderadamente, a cafeína não prejudica o sistema digestivo. Entretanto, quando em excesso, ela pode aumentar a produção de ácidos digestivos, sendo mais prejudicial ainda para quem já apresenta alguma doença no trato digestivo”, afirma Dr. Décio.

Os principais sintomas relacionados a problemas no estômago, como a gastrite esofagite, pólipos ou até uma úlcera são: dor ou sensação de queimação no estômago, enjoos, vômitos, perda de apetite e, em alguns casos, até diminuição do peso. Após a análise do histórico do paciente, o médico pode solicitar uma endoscopia para confirmar o diagnóstico.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.