14/09/2025  13h13
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
03/06/2005 - 12h02
Mais vida, e com qualidade
Pedro J. Bondaczuk
 

O brasileiro que está na faixa dos 50 anos, hoje, tem tudo para atingir idade centenária em 2050. A conclusão emerge de projeções estatísticas, feitas pelo IBGE (e apresentadas no programa "Fantástico", da Rede Globo, no dia 28 de julho de 2001). A longevidade da nossa população aumentou, a despeito dos graves problemas sociais que o País ostenta, como as ainda altas taxas de desemprego, carência de moradias, queda na renda média, e tantas e tantas outras distorções, que fazem do Brasil uma das sociedades nacionais mais perversas e com maior desigualdade no mundo.

Só na última década, porém, o número dos brasileiros com mais de 60 anos de idade aumentou 17%. E o maior crescimento se verificou na faixa dos 75 anos, de acordo com o citado levantamento do IBGE. Esse aumento da expectativa de vida é decorrente, acima de tudo, de uma série de avanços nas condições sanitárias e de alimentação da população, que deve ser ampliada nos próximos governos.

Novos e mais eficazes medicamentos também contribuíram para elevar a expectativa de vida. Todavia, tão importante (ou até mais) do que "viver muito", é "viver bem". E isso, todos podemos (e devemos) fazer, com a simples adoção de um estilo saudável e racional em nosso dia-a-dia.

Além de uma alimentação balanceada, e moderada, - devemos comer para viver e nunca viver para comer - o ideal é que nos dediquemos a exercícios físicos constantes, sempre respeitando nossos limites, e que estabeleçamos (e respeitemos) horários fixos para se alimentar, para trabalhar, para descansar e para gozar de lazer etc.

Embora não pareça, são atitudes indispensáveis para a obtenção e manutenção da saúde física, mental e emocional. Contudo, mais importante do que qualquer desses fatores, é uma postura positiva face à vida. Um anúncio institucional (muito bem feito, por sinal) neste sentido, que foi veiculado há algum tempo pela televisão, foi o do Açúcar União.

A peça em questão dava uma "receita" inteligente e bem-humorada para se viver 200 anos. Claro que tamanha longevidade é exagerada. Mas que vai melhorar a "qualidade de vida" de quem a adotar, disso não resta dúvida. Os meios de comunicação podem, e devem, dar sua contribuição para que as pessoas vivam melhor.

Entre as recomendações do anúncio estão, por exemplo: "não levarmos nada muito a sério; rirmos mais, especialmente de nós mesmos; abraçarmos mais aos que gostamos; nos entregarmos mais vezes às pequenas, porém relevantes sensações (físicas e emocionais); nos apaixonarmos mais vezes, mesmo que seja sempre pela mesma pessoa" etc. etc. etc.

Isto é, devemos viver plenamente o presente, já que não sabemos qual será nosso amanhã, sem nos descuidarmos do futuro. Claro que isso não implica em irresponsabilidade, em abandono das obrigações familiares, profissionais e sociais, ou em abrir mão da conquista dos nossos ideais.

Temos que estudar, que nos instruir, que trabalhar (com método e dedicação), que tentar construir alguma coisa de durável para nós e para as gerações futuras. Mas não podemos (e nem devemos) jamais transformar tudo isso em obsessão!

Nossa obrigação principal não é com a família, com a sociedade e nem com a pátria. É conosco! É a de "sermos felizes"! Pode até ser que agindo dessa forma não venhamos, de fato, a aumentar em nada a quantidade dos anos da nossa vida.

Somos muito frágeis e estamos expostos, a cada segundo, a riscos de todos os tipos (doenças, violência, acidentes etc.), que independem dos nossos esforços e da nossa vontade. Todavia, encarando a vida sob foco positivo, um resultado é absolutamente seguro: viveremos muito melhor! Isso é o que importa.


Nota do Editor: Pedro J. Bondaczuk é jornalista e escritor.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.