14/09/2025  12h56
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
04/06/2005 - 15h55
Eu sou candidato à Presidência da República
 
 

Embora já tenha prometido para meu pai, para minha mãe, para meus irmãos, para minha digníssima esposa, para minha filha, e até mesmo para mim mesmo que eu nunca, jamais, em hipótese alguma, me meteria em política, estou, nesse exato momento, voltando atrás. Saibam todos que, a partir de agora, eu sou candidato a Presidente da República.

Já estava pensando nisso há algum tempo, mas vinha adiando a decisão para a hora em que os políticos tradicionais começassem a campanha 2006 para valer, mas parece que a coisa já começou há alguns meses e só eu é que não estava percebendo. A verdade é que eu não confio mais em ninguém além de mim mesmo para ser presidente de nada, muito menos do Brasil.

Não estou aqui dizendo para vocês que eu não tenho defeitos. Tenho e muitos. A diferença é que todo mundo sabe os meus defeitos, é só olhar pra mim ou conversar com minha mulher, meus amigos ou meu patrão pra saber que eu sou meio metido a besta, esculachado com minha aparência, tenho mania de esquecer compromissos, vez ou outra perco a hora de chegar no emprego pela manhã, mas todo mundo que me conhece um pouco sabe que eu sou assim mesmo, e gostam de mim ou não gostam. É bem diferente de votar nuns caras que a gente já sabia que tinha alguns defeitos, e até aceitava os defeitos, afinal, que mal há em não ter se formado numa faculdade? Que mal há em ter sido guerrilheiro? Não há mal nenhum nisso, oras, são pequenos deslizes, ou nem isso, nada que impeça um cara de ser boa gente e desempenhar seu ofício atual de maneira digna e consciente.

O problema começa quando a gente descobre que os caras em quem a gente votou tinham muito mais defeitos do que nos diziam, defeitos que mantiveram escondidos até se elegerem. Tudo bem ser guerrilheiro, eu mesmo quis ser guerrilheiro uma época, só não fui por absoluta falta de coragem, e não digo também que eu nunca quis largar os estudos, quem é que nunca olhou para uma Tabela Periódica e resmungou com seus botões - Pra que diabos serve estudar uma Tabela Periódica? ou - Pra quê que eu quero saber os afluentes do rio Amazonas? E tínhamos mesmo razão, não adiantou nada saber essas coisas, então, se um cara resolve parar de estudar, ou ser guerrilheiro, tudo bem, eu entendo, não tem problema, o problema é votar num cara, ver o cara ganhar a eleição, comemorar e tudo o mais, e depois descobrir que a gente votou nuns caras que a gente nem conhecia, esse é que é o problema. Então, a partir de agora, eu só voto em mim mesmo e pronto. Se eu já tenho partido? Não, não tenho, mas me diga aí: quem é que tem?

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.