14/09/2025  13h10
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
07/06/2005 - 08h10
Olhemos pra frente
Corsino Aliste Mezquita
 

Encerrei o último artigo com as frases:

"O respeito às pessoas, à Constituição e às instituições não pode ser maculado por supostas indignações, interesses particulares ou paixões políticas. Temos (todos) direitos invioláveis que ninguém pode arrancar. A democracia não medra onde esses direitos não são respeitados".

Em respeito à paz e à inviolabilidade desses direitos acrescentamos:

* O que a Constituição Federal afirma como absoluto não pode ser relativizado.

* O que está claro não necessita de explicações ou de processos hermenêuticos.

* Para interpretar princípios óbvios não são necessários cursos de filosofia, direito ou exegese forense.

* Querer negar os princípios pétreos ou mudar-lhes o sentido é, no mínimo, um ato de falsidade intelectual, de desprezo à inteligência dos leitores ou de ambos.

* Duvidar que, este ou aquele, tenha capacidade para citar com propriedade a Constituição Federal ou outros institutos legais é ato, intelectualmente, falho e pode ser interpretado, por alguns leitores, como carência cultural de quem duvida.

Não me cabem outras explicações ou provas para justificar o que tenho feito ou escrito em toda minha vida. Seguirei o conselho da SABEDORIA: "Que seja outro que te louva, não a tua boca, um estranho, não teus próprios lábios". (Provérbios 27-2).

Para meu conforto alguém já o fez com competência, sutileza e agudeza.

Encerrando assunto, do qual nunca deveria ter precisado tratar, citarei texto, de Carlos Heitor Cony, em defesa de um colega de Folha de São Paulo:

"Há leitores que formam uma opinião sobre determinado fato ou personagem da vida pública e exigem linchamento na base do ’mata e esfola’. Não admitem o outro lado, a versão que, falsa ou verdadeira, eles tem o direito de expressar, não apenas na mídia, mas na polícia ou na justiça, se a causa chegar até lá". (Mata e esfola. Folha de S. Paulo A2 de 29-05-05.)

É já costumeiro, em Ubatuba, que, a cada nova administração, apareçam exércitos de novos amantes de Ubatuba com ares de quererem ser os iniciadores da história e, para os quais, doe, na alma, atribuir as realizações anteriores às equipes e administrações que as realizaram. Alguns chegam a apresentar sintomas da síndrome detectada pelo saudoso TOM JOBIM: "Sucesso no Brasil é ofensa pessoal".

Lamentavelmente só haverá "resgate" apoiando-se no já existente, olhando pra frente, projetando o presente, executando os projetos com equipes tecnicamente habilitadas, experiência provada e bastante vontade de trabalhar.

Em março passado um professor universitário que freqüenta Ubatuba, faz mais de trinta anos e conhece nossas riquezas e misérias, confidenciava: "Ubatuba tem muita gente ciscando para trás, como aves de quintal. A prosperidade do município só se constrói olhando pra frente e atacando os problemas com honestidade e competência. Precisamos de um outro Matarazzo com a visão de estadista e o espírito de grandeza e desprendimento que Ele tinha".

Temos observado que, os críticos da administração municipal, estão sendo bastante sensatos e, em todo momento, apresentado sugestões e caminhos para resolver os angustiantes problemas do município. Percebe-se, em todos, querer o bem de Ubatuba e amar a terra que os acolhe e que, por uma ou outra circunstância, escolheram para morar, trabalhar e contribuir, com sua participação, para seu desenvolvimento.

A mídia está cobrando ações e providências que foram prometidas em campanha e que, por enquanto, não estão sendo cumpridas. Já passaram mais de cinco meses e, os políticos costumam dizer que "a cara" de uma administração se projeta nos primeiros três meses.

Esperamos que eles estejam equivocados e que a Administração Municipal e a Câmara Municipal regatem Ubatuba e resolvam todos seus problemas. Olhemos pra frente.


Nota do Editor: Corsino Aliste Mezquita, ex-secretário de Educação de Ubatuba.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.