02/08/2025  16h22
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
08/02/2017 - 06h48
É necessário frear a soberba
Dartagnan da Silva Zanela
 

Conversa e conversa

Diálogo e conversação não significam que uma das partes tenha que ouvir e concordar com tudinho que a outra parte tem a dizer. Não é assim que funcionam as coisas na vida adulta. Somente as criancinhas acham que birrinha e chantagem sejam a mesma coisa que negociação e prosa. Diálogo e conversação significam que ambas as partes falarão, ouvirão e, no frigir dos ovos, possivelmente irão ceder aqui e acolá para poder entrar num acordo que, na maioria das vezes, é bem diferente do que era esperado por ambos os lados e que, ao fim, nem sempre é plenamente satisfatório. Mas, fazer o que? A vida é assim mesmo moço.

Páginas sujas

Um órgão de mídia, ou um caipora qualquer, que chamava Fidel Castro de “grande estadista” e que via e vê nele um exemplo de sei lá o que, quando abre os beiços para criticar Trump merece, no mínimo, o nosso desprezo. Umas gargalhadas, quem sabe, mas, nada mais que isso.

Mais encardido do que nunca

A alma do brasileiro precisa urgentemente ser lavada e alvejada. O problema é que as lavadeiras que se apresentam para realizar o tal serviço não são lá essas coisas e o sabão disponível mais encarde que limpa.

1984

Numa sociedade onde os bons costumes e o bom senso é substituído por leis que mal são compreendidas pelos seus autores e confusamente entendidas por seus intérpretes é uma sociedade condenada a escravidão totalitária. Escravidão essa que será, ao estilo orwelliano, chamada por muitos de liberdade.


Nota do Editor: Dartagnan da Silva Zanela é professor e ensaísta. Autor dos livros: Sofia Perennis, O Ponto Arquimédico, A Boa Luta, In Foro Conscientiae e Nas Mãos de Cronos - ensaios sociológicos; mantém o site Falsum committit, qui verum tacet.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.