02/08/2025  21h36
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
01/03/2017 - 06h13
Os perigos da suplementação alimentar
 
 
Nutricionista afirma que os suplementos disponíveis no mercado são indicados para apenas dois tipos de pessoas

Procurados principalmente para ganho de massa muscular e emagrecimento, os suplementos alimentares podem se apresentar de diversas formas. Entre os principais disponíveis no mercado estão os repositores energéticos, hipercalóricos, vitamínicos, termogênicos e pré–hormonais.

O que poucos sabem, é que o ganho de massa muscular pode ser alcançado sem a utilização do suplemento, baseado apenas e dieta muito bem equilibrada e com proteínas, leguminosas, leite, queijos, castanhas e, principalmente, disciplina.

Em 2016 a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD) divulgou uma pesquisa que demonstrou que os suplementos então presentes em 54% dos lares brasileiros. Nessas casas, ao menos um indivíduo afirmou consumir suplementos, como cápsulas de Ômega 3 ou de minerais como cálcio ou ferro.

Segundo Mirian Lacerda, nutricionista do SPA Sorocaba (www.spasorocaba.com.br), apenas dois tipos de pessoas têm indicação de uso para os suplementos e, ainda assim, essa utilização deve ter o acompanhamento adequado de um profissional. “O suplemento é indicado para atletas de alto nível e pacientes críticos que não conseguem atingir, dentro de uma dieta, as calorias necessárias e os nutrientes que seu corpo precisa”, explica a profissional.

O grande apelo publicitário e a expectativa de resultados mais rápidos contribuem para o uso incorreto desses suplementos, que podem provocar alterações na função renal e hepática, disfunções metabólicas e problemas cardiovasculares. “A utilização incorreta desses produtos pode também acarretar sintomas desagradáveis como transpiração excessiva, aceleração dos batimentos cardíacos, insônia, cansaço, aumento da desidratação e do peso, e alteração da percepção de dor”, completa Mirian.

A dica da nutricionista é que os consumidores desconfiem caso o produto prometa resultados milagrosos. “Ter um corpo definido e emagrecer nem sempre é rápido ou fácil, principalmente de forma saudável. Alimentação balanceada e exercícios é sempre o melhor caminho”, finaliza. Sobre as diversas receitas de suplementos caseiros, Mirian não indica e afirma que prefere desenvolver uma dieta personalizada para cada paciente.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.