02/08/2025  21h29
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
09/03/2017 - 06h45
Furando o tal do ponto de vista
Dartagnan da Silva Zanela
 

(I)

Não leve as suas ideias muito a sério. Não mesmo. Todavia, procure, na medida do possível, fazer tudo que está sob sua responsabilidade com a devida seriedade sem ficar ideiando bobagens.

(II)

Quando o caos se instaura, fica difícil de rastrear os responsáveis diretos e indiretos, de verificar como os atos desse, daquele e, obviamente, também os nossos, se entrelaçaram para gerar a cama de gato onde todos padecem. Uns mais, outros menos, mas todos sofrem tendo de carregar consigo a sua fatia de agonia. Na verdade, pra ser bem sincero, não é difícil fazer esse rastreamento não. O problema é que sempre é muito mais cômodo para nossa consciência afogada em auto piedade procurar um culpado para os males que nos assolam do que entender o que realmente está acontecendo e admitir a nossa dose de culpa.

(III)

Depois da tragédia capixaba quantos serão os caras de pau que irão levantar a voz para falar qualquer coisa sobre o tal desarmamento e a respeito da dita cuja desmilitarização da polícia, quantos?

(IV)

Escarnecer do padecimento alheio é feio pra caramba. Como é. Agora, cinicamente fazer isso com aquele que sofre por causa da consequência direta de seus atos é cretinice no mais elevado grau, indigno até mesmo para mafiosos da pior espécie.

(V)

Não se leve tão a sério assim. Não vale a pena. Mas leve a sério a realidade e a forma como nos situamos nela para vê-la, amá-la e entendê-la.

(VI)

Os idiotas levam muitíssimo a sério as suas ideias de fuinha. Muitíssimo. Os imbecis, por sua deixa, preferem cultivar um senso escroto de humor para valorizar as mesmíssimas tranqueiras. Enfim, o que diferencia um do outro é apenas uma questão de estilo. Só isso e olhe lá.

(VII)

Quando o sofrimento é grande, e a alma também, ele é suportando silenciosamente. Se a alma é miúda qualquer unha encravada torna-se um pé de briga com Deus e o mundo.

(VIII)

Desprezar o poder e suas tentações é a única fonte autêntica de liberdade. Todo o resto é servidão.

(IX)

Quando a balburdia é a linguagem vigente o silêncio é o único companheiro que pode nos aconselhar verdadeiramente.


Nota do Editor: Dartagnan da Silva Zanela é professor e ensaísta. Autor dos livros: Sofia Perennis, O Ponto Arquimédico, A Boa Luta, In Foro Conscientiae e Nas Mãos de Cronos - ensaios sociológicos; mantém o site Falsum committit, qui verum tacet.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.