02/08/2025  00h41
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
23/04/2017 - 07h11
Não caia em falsas promessas de emagrecimento
 
 
Nutricionista da UNG alerta para os riscos de dietas sem acompanhamento profissional

Quem não quer ter um corpo em forma e sentir-se bem com suas medidas? Para isso, muitas pessoas submetem-se a rigorosas receitas que prometem o corpo ideal em poucos dias de sacrifício. Encontrá-las é simples, basta fazer uma busca na internet e terá uma variedade de fórmulas ditas milagrosas.

No entanto, a nutricionista da Universidade UNG (ung.br), Jéssica Amorim, adverte: “não há milagre, o que existe é uma reeducação alimentar. As pessoas tendem a procurar caminhos mais fáceis para emagrecer, mas esquecem-se que tudo que vem fácil pode ir fácil também. Além de trazer prejuízos incalculáveis”.

Muitas vezes, essas dietas populares são constituídas a base de shakes, chás e sopas e possuem um baixo nível nutricional por contarem com pouquíssimos ingredientes em suas receitas. Dessa forma, esses alimentos não suprem os nutrientes e as vitaminas exigidas pelas atividades diárias do metabolismo, comprometendo a saúde de quem as segue.

A nutricionista explica que as dietas devem ser apresentadas por um profissional, para que ele possa analisar a individualidade de cada ser. “Ao escolher a dieta da amiga ou a receita da moda, você utiliza algo que não foi feito para você, que não leva em consideração suas escolhas, hábitos e objetivos. Com isso, não conseguirá seguir por muito tempo”, menciona Amorim. Em algumas situações, a pessoa consegue emagrecer, mas o resultado não costuma ser permanente e ela poderá voltar ao peso inicial ou até mesmo ganhar alguns quilos extras.

A especialista atenta para outros problemas que podem ocorrer sem a supervisão de um nutricionista. Se não usar a receita adequada, é possível perder massa magra ao invés de gordura. O metabolismo pode diminuir seu ritmo e trazer à tona doenças como diabetes, problemas cardiovasculares e hipertensão. Além de tudo isso, pode causar, também, deficiência de macronutrientes, vitaminas e minerais.

Em casos mais sérios, a falta de orientação de um profissional competente pode gerar compulsões alimentares e, ainda, abalos psicológicos ao forçar novos costumes, pois a alimentação está diretamente associada ao prazer. “Faz-se necessário que as pessoas tenham a consciência de que emagrecer será consequência de uma série de fatores, incluindo novos hábitos recomendados por um profissional capacitado. Somente assim, o processo de emagrecimento se manterá de forma saudável”, afirma Amorim.

Tendo em vista todo esse contexto, a Clínica de Nutrição da Universidade UNG oferece orientações alimentares para público de todas as idades. Os interessados em obter essa assistência devem se dirigir ao Prédio I do campus Guarulhos, no Centro, e se inscrever presencialmente, das 9h às 12h e das 16h às 19h, e apresentar apenas RG. As vagas são limitadas e os atendimentos acontecem de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h e das 15h às 21h.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.