02/08/2025  01h11
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
25/04/2017 - 06h34
A gratidão pode salvar sua vida financeira
Marcia Luz
 

Mais da metade das famílias brasileiras está endividada atualmente, segundo uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgada no início deste ano. Apesar de 2016 ter ficado conhecido como um ano cruel, um terço dos brasileiros declarou estar tão endividado no começo de 2017 quanto estava no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento do Pulso Brasil.

Hoje em dia, é difícil ficar de fora desse quadro. Mas um dos caminhos mais eficazes para transformar a vida financeira em poucos dias e, assim, evitar fazer parte desses números, é a gratidão. O ato de agradecer pelo que já foi conquistado e pelos elementos mais simples de nossas vidas controla o ímpeto consumista e imediatista e faz com que valorizemos outros tipos de coisa em vez de nos desesperarmos pelo que é material.

Posso garantir que pessoas que praticam com constância o método da gratidão mal sentiram no bolso o impacto da crise econômica que acometeu o Brasil nos últimos anos. Essas pessoas estão dobrando clientes, se recolocando no mercado de trabalho e conseguindo oportunidades profissionais que antes não apareciam. Quando se muda a perspectiva, é possível enxergar oportunidades no lugar dos problemas e valorizar o que se tem em vez de focar em dívidas que se acumulam.

O psicólogo David DeSteno, da Universidade de Boston, comprovou empiricamente a eficácia da gratidão na vida financeira. No experimento, foram oferecidas quantias de dinheiro aos participantes, com um porém: aqueles que quisessem embolsar o valor oferecido imediatamente receberiam somente o valor inicial; já os que decidissem esperar três meses, levariam o triplo da quantia.

Aqueles que foram predispostos a se sentir gratos – alguns dos participantes foram estimulados a sentir alegria, outros, gratidão, e o terceiro grupo não recebeu estímulos – foram os que mais se dispuseram a esperar pela quantia maior. Ou seja, o sentimento de gratidão torna as pessoas mais pacientes, permitindo que elas resistam à gratificação instantânea e tomem melhores decisões financeiras. Isso significa que pessoas gratas conseguem controlar seus impulsos e, portanto, têm maiores ganhos financeiros no médio e longo prazos.

A solução para os excessos de consumo e, logo, para problemas financeiros pode estar no exercício da gratidão. Aprendemos a postergar os prazeres, a poupar, a investir, a ter paciência para abrir mão de gastos imediatos para termos mais posteriormente. Todo esse processo implica em prosperidade financeira. A gratidão, portanto, além tornar mais felizes aqueles que a põem em prática, ainda surte efeito positivo na conta bancária.


Nota do Editor: Marcia Luz (www.marcialuz.com) é psicóloga, professora, coach, autora do livro “A gratidão transforma” e realizadora do 1º Congresso Mundial da Gratidão (Comgratidão), que reuniu 40 mil participantes em 2016. Seu curso “A Gratidão Transforma Sua Vida Financeira” já tem mais de mil alunos.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.