06/05/2024  19h27
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
07/06/2017 - 06h40
Já ouviu falar de pseudoestrabismo?
 
 

O pseudoestrabismo é uma condição em que os olhos aparentam estar desalinhados, mas não estão. Quando há realmente o desalinhamento visual é chamado de estrabismo. O pseudoestrabismo na infância é causado pela aparência facial da criança e tende a melhorar com a idade.

De acordo com Dra. Marcela Barreira, Oftalmologista Pediátrica e especialista em Estrabismo, o pseudoestrabismo na infância pode acontecer devido à aparência facial da criança e tem relação com a prega nasal e com as dobras de pele das pálpebras, que acabam cobrindo a esclera (parte branca do olho) na área mais próxima ao nariz, o que dá a sensação de desvio. “Essa condição é chamada de epicanto. Os pais podem ter essa sensação de desalinhamento, especialmente quando a criança olha para os lados”, explica a médica.

Até os quatro meses de idade é normal que os bebês desviem os olhos, já que a visão está em desenvolvimento e até esse período eles não possuem a capacidade de focalizar objetos e pessoas. Porém, a partir dos cinco meses é esperado que os olhos comecem a desenvolver essa capacidade e o desvio desapareça. Quando isso não acontece, o ideal é sempre procurar o oftalmopediatra.

“Precisamos ficar atentos ao desalinhamento visual. O falso estrabismo tende a melhorar com a idade. Mas, o estrabismo não! É preciso realizar um acompanhamento periódico da criança com estrabismo, que em muitos casos pode precisar de cirurgia para corrigir o desalinhamento dos olhos. Esse acompanhamento é fundamental para assegurar um bom desenvolvimento da visão”, comenta Dra. Marcela.

A médica faz um alerta importante: “Mesmo sendo normal o desalinhamento visual até os quatro meses e com condições que simulam o estrabismo, toda vez que os pais desconfiarem que possa ter alguma coisa errada é sempre melhor levar no oftalmopediatra capacitado para checar do que deixar passar algumas condições que podem ser tratadas de forma precoce”.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.