29/04/2024  16h08
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
09/08/2017 - 05h52
Semeando palavras no horto virtual
Dartagnan da Silva Zanela
 

(I)

Tonto é todo aquele que teme o silêncio, que imagina ser a balburdia uma forma de consolo para uma vida esvaziada de sentido. Por essas e outras que não existe nada mais idiota da face da terra do que querer fugir da realidade para dissimular serenidade.

(II)

Um dos maiores erros cometidos pelos cidadãos de bem - daquelas pessoas que ganham sua vida e pagam seus impostos com o suor do seu rosto - é que eles não reconhecerem o quanto que os mentores do projeto criminoso de poder que arrastou o Brasil para o fundo do precipício são perigosos. Eles não são capazes, muitas vezes, de imaginar o quão cínica é essa gente e essa incapacidade é o seu grandessíssimo erro, pois, todo aquele que menospreza o seu inimigo, que não deseja conhecer apropriadamente o seu adversário, queira ou não, está condenado a ter de se contentar com uma e outra vitória de Pirro em curto prazo e a ter de amargar uma derrota descomunal em médio prazo.

(III)

Como devemos nos portar numa Santa Missa? Da maneira mais piedosa possível. Por que? Porque a Santa Missa é o sacrifício incruento de Nosso Senhor; porque estamos diante do santo sacrifício que Cristo realizou por cada um de nós. É isso que está no centro da Santa Liturgia. Só por isso.

É por essa razão que devemos ser estritamente zelosos com a celebração da Santa Missa e de sua liturgia; devemos fugir pra bem longe de todo e qualquer exagero e arrombo, modernoso e inovador, mal e porcamente disfarçado de piedade católica porque Missa não é show de auditório, nem palanque e muito menos um evento social.

Na dúvida, pensemos no seguinte: se estivéssemos diante do Cristo crucificado no monte Calvário, ao lado da Virgem Santíssima, como que nós deveríamos nos portar? É justamente desse modo que devemos nos portar durante a Santa Missa. É simples assim. Qualquer coisa diferente disso é pura vaidade. Só isso e olhe lá.


Nota do Editor: Dartagnan da Silva Zanela é professor e ensaísta. Autor dos livros: Sofia Perennis, O Ponto Arquimédico, A Boa Luta, In Foro Conscientiae e Nas Mãos de Cronos - ensaios sociológicos; mantém o site Falsum committit, qui verum tacet.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.