14/09/2025  13h30
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
22/06/2005 - 05h44
Câncer na pele: maior incidência após os 40 anos
 
 

A busca pela estética perfeita também faz com que as pessoas procurem constantes inovações para que permaneçam bronzeadas o ano inteiro. Cerca de 90% dos casos de câncer de pele são encontradas no rosto, colo, braços e mãos. As lesões começam a aparecer, na maioria das vezes, por volta dos 40 anos e, ao mesmo tempo, os primeiros indícios de fotoenvelhecimento aparecem.

Na tentativa de "retroceder o relógio", a procura por tratamentos mirabolantes, cresce assustadoramente, mas o mau hábito de não utilizar filtro solar diariamente permanece. "Desde a infância deve-se evitar a exposição à luz solar, sempre utilizar proteção e respeitar os horários, inclusive no outono e no inverno, pois o processo de envelhecimento se dá constantemente, com o acúmulo da exposição, além de predispor a pele ao surgimento do câncer", orienta o médico dermatologista Oswaldo Cipullo, do CESCS (Centro de Especialidade de São Caetano do Sul).

Segundo o dermatologista, o ritual de passar o filtro solar no rosto todos os dias já é comum entre as mulheres, mas entre os homens e principalmente nas crianças a prática é muito escassa. Nas pessoas que têm o tipo de pele clara, por exemplo, já começam a surgir algumas sardas ainda na infância; essa é a primeira evidência de excesso de sol. "Por isso não basta só colocar o filtro solar; ele te dá uma certa segurança, mas não garantia total de proteção. O Ideal, em conjunto com o filtro, é colocar boné e evitar o horário crítico, das 10h às 16h, mesmo nessas estações do ano", diz o médico.

Para Cipullo os fatores de proteção são muito importantes, pois determinam o tempo de duração do produto. Pode-se utilizar um fator 15 a cada duas horas, por exemplo, para um tipo de pele mediano. Se tiver sido espalhado corretamente, ele irá proteger por esse período. O médico explica: "O melhor é colocar os filtros com fator alto que podem te conferir um prazo de segurança um pouco maior, mas que não excede quatro horas, por isso a importância de passar pela manhã e ao meio dia". Além do fator, o filtro solar deve ter uma base adequada a cada tipo de pele. No caso da oleosa, deve ser em gel ou loção oilfree (sem hidratante); no caso de uma pele mais ressecada, pode ser loção cremosa ou creme, mas o ideal para ele, é que esse tipo de produto seja manipulado para a adequação a cada tipo de pele.

Retardar o envelhecimento virou moda entre as mulheres, que começam cada vez mais cedo a buscar alternativas. Para o dermatologista a idade ideal para começar um tratamento é aos 25 anos. Nesse setor incluem-se produtos como o DMAE, que tonifica a musculatura e isotretinaina, que promove renovação celular que visam, entre outras coisas, a "esticar" ou renovar a pele. Entre os produtos existentes no mercado o médico afirma: "A vitamina C, aplicada na pele, é muito importante e auxilia em tudo: potencializa o filtro solar, estimula a produção de colágeno e tem um potencial anti - radicais livres".

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.