18/05/2024  10h43
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
22/09/2017 - 07h00
Já ouviu falar na Síndrome Túnel do Carpo?
 
 
O nome pode parecer estranho, mas a doença é cada vez mais comum

A mão e o punho estão envolvidos praticamente em todas as nossas atividades de vida diária, apresentam uma variedade de funções, e para o perfeito funcionamento é necessário que todas as estruturas estejam em completa harmonia. Segundo Ana Gil, fisioterapeuta e proprietária do Espaço Ana Gil (www.espacoanagil.com.br), na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro, RJ), “A síndrome do túnel do carpo é sinalizada por dor, dormência e formigamento na mão causado por compressão de um nervo no punho, podendo os sintomas irradiarem também para antebraço e braço. Essa síndrome é comum em músicos, digitadores, escritores, costureiras e qualquer pessoa que trabalha com atividades manuais e que repetem os mesmos movimentos das mãos e punhos. Digitar em um teclado de computador é provavelmente a causa mais comum desta síndrome”, explica.

Ana ressalta que a principal causa da síndrome do túnel do carpo é a Lesão por Esforço Repetitivo (LER), gerada por movimentos repetitivos, como digitar ou tocar instrumentos musicais. Existem também causas traumáticas (quedas e fraturas), inflamatórias (artrite reumatoide), hormonais (gravidez e menopausa), diabetes mellitus e medicamentosas. Além disso, tumores também podem estar entre as causas dessa síndrome.

A dor normalmente é pior à noite, podendo ser tão intensa a ponto de acordar a pessoa. “Em alguns casos pode vir associada de irradiação proximal podendo chegar ao braço e ombro. A flexão intensa dos punhos tende a piorar os sintomas de dormência e dor”, completa a especialista.

Por fim, além da Fisioterapia, o tratamento pode incluir repouso, uso de gelo e talas para o punho, injeções de cortisona ou cirurgia. “Exercícios de alongamento terapêutico podem melhorar a flexibilidade e a condição física, que restaura a função e a qualidade de vida para pessoas com deficiência física e a força e a função muscular”, finaliza ela.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.