21/10/2017  23h08
· Guia 2017     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
12/10/2017 - 06h28
Sarcopenia: a doença da terceira idade
 
 
Nutrólogo fala da doença que acomete idosos e sua melhor forma de prevenção

Se você tem um idoso em casa e percebeu que ele anda tendo perda de massa muscular, emagrecimento e sem força com dificuldade inclusive para subir uma escada, pode ser que ele esteja sofrendo de sarcopenia. O termo sarcopenia, diz respeito à perda de massa muscular levando, como consequência, à uma diminuição da sua função. De “normal”, a sarcopenia não tem nada, pois é um típico caso de senilidade, ou seja, envelhecimento precoce ou doentio.

De acordo com o nutrólogo Máximo Asinelli (www.clinicaasinelli.com.br), do hospital de Medicina e Cirurgia do Paraná e da Asinelli Clínicas, "diversos fatores podem estar ligados a esta doença, podendo ser citados os déficits hormonais do envelhecimento, o déficit proteico alimentar, a baixa atividade física além da co-morbidade desencadeada por doenças como o Diabetes, o Hipotireoidismo, erros do metabolismo, doenças de má absorção, doenças imunológicas etc.", explica.

A doença influencia diretamente na vida cotidiana do idoso, o que implica em uma menor capacidade para a realização de tarefas do dia a dia, "bem como uma menor capacidade de equilíbrio em terrenos acidentados (ruas com desníveis e buracos), causando uma tendência a quedas, o que explicaria a grande quantidade de fratura em idosos. Vale ressaltar que sarcopenia e osteoporose são alterações que costumam ocorrer conjuntamente", destaca Máximo.

A prevenção do idoso é uma proposta válida, que com certeza implica em uma melhora da qualidade de vida no decorrer do envelhecimento. "Uma alimentação correta ou uma correção alimentar a base de suplementos proteicos vitaminados, associada à atividade física com exercícios de resistência pode prevenir ou mesmo reverter quadros de sarcopenia fisiológica", exalta.

O nutrólogo conclui que é necessária a prescrição de exercícios adequados para cada indivíduo, que passa por uma análise de seu biotipo, sua dinâmica muscular, sua biomecânica articular e seu estado nutricional, afinal, prevenir a sarcopenia do envelhecimento significa melhor qualidade de vida. "Quanto maiores a quantidade e a força dos músculos, melhores são os indicadores de saúde, como qualidade de vida, funcionalidade e cognição", finaliza. A Asinelli Clínicas juntamente com o Hospital de Medicina e Cirurgia do Paraná possuem um protocolo especializado em doenças Nutricionais como a Sarcopenia onde realizam o diagnóstico e tratamento com orientação multidisciplinar.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
14/10/2017 - 09h18 O uso de celular antes de dormir
09/10/2017 - 09h02 Pilates: exercício indicado para todas as idades
06/10/2017 - 06h40 Alimentação saudável previne celulite
02/10/2017 - 06h45 Problemas causados por excesso de exposição ao sol
26/09/2017 - 06h40 Cinco dicas úteis para diminuir o estresse






· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2017, UbaWeb. Direitos Reservados.