14/09/2025  12h56
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
28/06/2005 - 17h02
Reeducação alimentar para crianças
Nataniel Viuniski
 

Muitos não gostam da palavra reeducação. Mas quando o assunto é ensinar para as crianças que uma alimentação saudável e balanceada pode e deve ser gostosa, não existe termo melhor no dicionário. Reeducar significa aprender de novo, trocar o errado pelo certo, e levar essa experiência pela vida afora.

Uma criança é um ser em crescimento, portanto nada de dietas, regimes ou planos alimentares complicados. Essa prática pode comprometer a estatura final e a saúde como um todo. Costumamos dizer que, para as crianças controlarem o peso, não existem alimentos proibidos, mas sim quantidades que devem ser combinadas.

Estudos recentes mostram que crianças e adolescentes que no presente fazem uma dieta muito restritiva estão em risco de desenvolver obesidade ou outro transtorno alimentar no futuro.

Outra questão é o uso dos alimentos para lidar com as emoções. Desde a mais tenra idade aprendemos que, pela boca, conseguimos uma posição de calma e relaxamento. Para exemplificar, basta lembrar de um bebê que para de chorar quando recebe uma mamadeira ou uma chupeta. Assim, quem nunca chegou em casa num final de tarde, sentiu uma vontade de comer uma coisa que não sabia bem o que era e acabou assaltando a geladeira?

Tentar completar vazios interiores com comida é uma péssima idéia e podemos ensinar aos nossos filhos que uma boa conversa, atividade física e uma ducha podem relaxar muito mais, além de serem infinitamente mais saudáveis. Alguns pais, mesmo sem perceber, podem querer recompensar a ausência, o estresse, a falta de paciência e de tempo com guloseimas ou idas a redes de fast food.

Devemos educar pelo exemplo, pois os jovens prestam mais atenção nos nossos atos que nas nossas palavras.

Crianças que desde bebês estão acostumadas a ver pela casa frutas e verduras, sucos naturais, água e pais que não são sedentários vão ter muito mais facilidade em desenvolver um estilo de vida adequado. Assim, aleitamento materno exclusivo, alimentação variada, colorida, balanceada, obedecendo à pirâmide dos alimentos, é a estratégia mais segura para ensinar aos nossos filhos hábitos alimentares saudáveis.


Nota do Editor: Nataniel Viuniski, pediatra e nutrólogo, é consultor do Espaço Leve - Núcleo de Prevenção e Tratamento da Obesidade Infanto-Juvenil, de São Paulo. Autor do livro "Obesidade Infantil - Um Guia Prático".

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.