20/04/2024  08h56
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
21/01/2018 - 07h01
Nova tribo
Dartagnan Ferraz
 

Estive observando algo que se me afigurou estranho e surpreendente. Que há muitos jovens fascinados pelas baladas, festas, bebidas, extrapolando nos seus divertimentos e etc. e coisa e tal, não é novidade. Da mesma forma sei que há mesmo em minoria jovens que são muito estudiosos, conscientes e até, pasmem, jovens puritanos. E os que nem são puritanos e nem extrapolam em farras e divertimentos. São a maioria.

Mas o que estranhei é que está aparecendo uma nova tribo: jovens completamente alheios a tudo isso, jovens construindo um mundinho à parte, viabilizando uma nova postura: contra tudo e contra todos. Se vestindo de forma completamente diferente, como se estivessem fantasiados, parecendo aquela festa do estrangeiro o Halloween, com bugigangas no corpo, enfim, completamente diferentes. Com algo estarrecedor: dizem que não acreditam em nada, nem em Deus. Detalhe: possuem um QI privilegiado, que usam apenas para contestar tudo e todos. Não aparentam ser agressivos, apenas ficam à margem, num, repito, mundinho à parte.

Soube que passam horas meditando, comunicando-se às vezes uns com os outros pelas maquininhas, só usam para isso. Não conheço nenhum dos jovens dessa nova tribo, mas já vi passar alguns aqui na frente do prédio que moro. Um professor amigo meu foi quem me explicou que se trata de uma nova tribo, algo que está surgindo e pode aumentar.

À primeira vista pode-se culpar os pais, família, escola e, os mais radicais, os próprios jovens. Mas, na verdade, talvez a culpa seja mesmo da nossa sociedade, se não acreditam em nada é porque faltam exemplos, é porque a sociedade e imperfeita, é porque não se analisa a carência da juventude, seus problemas, o que a cultura capitalista, materialista e fria pode causar nos jovens.

Fiquei assustado, triste, com pena desses jovens que me disse o professor no seu desespero até se punem, não como o famigerado baleia azul, mas se arranhando, sem comer, podendo, com certeza, se não houver um trabalho sério junto a eles, tomarem o caminho sem vota da perdição. Essa nova tribo é filha da sociedade cruel e materialista. Inté.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.