20/05/2024  18h13
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
23/02/2018 - 07h41
O preço por não se dobrar
Emilio Campi
 
Arquivo EC 

Talvez faça parte da natureza de algumas pessoas poderosas a necessidade de obter controle sobre o mundo, sobre as pessoas, querendo que você aja, pense e fale exatamente o que eles querem. E se você não se dobra aos poderosos, haverá consequências.

Há um preço a ser pago pela autenticidade. Dizer a verdade de acordo com suas convicções custa caro. Os poderosos ditam padrões de comportamento e querem ser obedecidos cegamente, ou virão as perseguições e retaliações.

Dizer o que se pensa também custa caro. Em tempos de comunidades e redes sociais, estamos todos sendo vitrines de milhares de pessoas, ou seja, postar algum comentário não mais lembra a quando comentávamos algo numa roda de amigos. Porque, por mais que o mundo evolua, muitas pessoas ainda não aprenderam a ouvir o que não lhes agrada, nem toleram conviver com quem pensa diferente.

Também alto é o preço por sermos realistas. E, quanto mais coragem tivermos em buscar a verdade e a justiça, quanto mais fortes formos e mais certos de nossas convicções, de nossas atitudes, mais seres desgostosos encontraremos pelo caminho, prontos para nos atirar pedras. Sempre haverá quem não aceite a realidade defendendo o indefensável. Sempre haverá aqueles que vivem das migalhas dos poderosos.

Sim, seremos colocados de lado, perseguidos, retaliados, criticados, perderemos oportunidades, perderemos pessoas que se diziam amigas enquanto estivermos caminhando com o propósito de buscar a verdade e a justiça, No entanto, é assim – somente assim – que poderemos ter condições de nos manter em pé diante de cada puxada de tapete, porque então teremos conosco aqueles verdadeiros amigos que, como a gente, estão em busca da verdade e da justiça e também não se dobram do poder dos poderosos em troca de migalhas.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.