20/05/2024  12h00
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
25/02/2018 - 07h08
O solado vermelho da discórdia
Valdomiro Soares
 

O inconfundível solado vermelho de Christian Louboutin, famosa marca de calçados situada em Paris e imortalizada por essa característica ímpar, corre risco novamente. Depois de uma batalha nos tribunais travada com a Yves Saint Laurent, agora a disputa é contra a holandesa Van Haren.

A Louboutin entrou com processo contra a Van Haren solicitando à Justiça que force empresa da Holanda a suspender as vendas de sapatos de solado vermelho fabricados por sua grife. Em 2013, o Tribunal de Haia concedeu uma liminar a favorável a Louboutin. Em 2014, foi a vez da Van Haren apelar da decisão. O resultado, no entanto, ainda deve demorar alguns meses para ser conhecida.

Porém, em fevereiro do ano passado, a Suprema Corte da Suíça rejeitou o último recurso da Louboutin para a proteção da marca, afirmando que seu solado vermelho é meramente estético e, como resultado, não merece proteção.

E agora? O mundo conhece – e reconhece – a identidade própria da Louboutin. Não seria essa a sua marca, o seu registro inconfundível? Para os leigos, sim. No entanto, quando o assunto chega à esfera judicial pode haver outra interpretação. E parece que é isso que está ocorrendo.

A empresa sempre se caracterizou pelo solado vermelho. Desde 1991, é isso que oferece aos clientes, a quem não se importa em desembolsar pequenas fortunas para tê-lo nos pés. A briga para a Louboutin é mais do que pela estética. É pelo direito adquirido de ter ser tornado um ícone da moda apenas por ter lançado sua linha de calçados com uma cor vibrante e que o diferenciou das outras milhares de marcas que disputam a atenção nas vitrines de todo o mundo.

A marca, desejo de homens e mulheres, é da Louboutin. Nenhuma outra antes dela ofereceu aos consumidores algo do tipo. Então, é possível, e eu acredito nisso, que os tribunais irão levar em conta algo que caiu no gosto de quem vive e aprecia a moda, mas, muito mais do que isso, está acostumado a ligar o solado vermelho aos produtos da empresa francesa.


Nota do Editor: Valdomiro Soares é presidente do Grupo Marpa – Marcas, Patentes e Gestão Tributária.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.