19/05/2024  22h02
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
05/03/2018 - 06h57
Coceira na pele pode ser brotoeja
 
 
A doença, bastante comum no verão, se manifesta principalmente no tronco, pescoço, axilas e nas das dobras do corpo

Brotoeja é o nome popular de uma doença de pele chamada miliária. Bastante comum no verão devido às altas temperaturas, é uma dermatite inflamatória aguda decorrente da obstrução dos dutos excretores das glândulas sudoríparas, o que impede a saída do suor.

O dermatologista Taugane Zacca, médico do Hospital Universitário de Canoas, administrado pelo Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (GAMP), explica que “as pequenas lesões avermelhadas geralmente se manifestam no tronco, pescoço, axilas e nas dobras da pele e podem ser muito incômodas”.

Os principais sintomas da brotoeja são a coceira e a queimação, geralmente acompanhadas de pequenas bolhas vermelhas. Ela pode ser classificada em três tipos: miliária cristalina, quando a obstrução ocorreu em um ponto superficial da epiderme, miliária rubra, em uma região intermediária, e miliária profunda, quando o bloqueio se dá no início do duto excretor.

O importante para diagnosticar qual o tipo de brotoeja se manifestou no paciente é procurar ajuda médica, pois alguns casos são mais graves e podem ser confundidos com outros problemas de pele. “A melhor forma de prevenir a manifestação da miliária é evitar o calor e situações que provoquem o suor em excesso”, informa o médico.

É recomendável que no verão as pessoas evitem passar cremes, loções e filtros solares gordurosos especialmente nos dias de muito calor. O uso de ar condicionado ou ventiladores é indispensável, e deve-se dar preferência às roupas de algodão, que ajudam a absorver o suor.

Tratamento

Zacca esclarece que o melhor tratamento para a brotoeja é refrescar a pele para aliviar o desconforto, aumentar a frequência de banhos e manter o ambiente fresco e ventilado. Para as crianças pequenas, também pode ser usado uma loção de calamina. Contudo, nos casos mais graves, o médico poderá receitar medicamentos corticoides e antibióticos.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.