25/04/2024  13h18
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
25/06/2018 - 05h47
Os cuidados do pós-operatório
 
 
Seguir as orientações para o período depois de uma intervenção estética é fundamental para garantir os resultados esperados e a sua própria segurança

Seja uma lipoaspiração, uma abdominoplastia ou qualquer outro procedimento estético, as habilidades e a experiência do cirurgião são fatores determinantes para a obtenção dos resultados esperados, mas eles não são os únicos.

Na verdade, o sucesso da operação começa bem antes dela, incluindo a motivação do paciente, suas características e condições de saúde e a real indicação do procedimento.

Expectativas, indicações e cuidados

Se um paciente tem expectativas irreais sobre os resultados, nem mesmo o melhor cirurgião plástico do mundo será capaz de executar um procedimento que deixe a pessoa plenamente satisfeita.

Da mesma forma, é sempre preciso avaliar se as características físicas e de saúde do paciente permitem que a intervenção seja feita e ofereça um benefício verdadeiro. Ainda, é preciso que o procedimento escolhido realmente seja indicado para o caso.

E mesmo que tudo isso seja devidamente considerado pelo cirurgião, os resultados do procedimento ainda dependem de um fator indispensável: os cuidados que o paciente terá em seu pós-operatório.

Pensando nisso, conversamos com a Dra. Luciana Pepino (www.lucianapepino.com.br), cirurgiã plástica há 16 anos, para entender mais sobre esse assunto:

Quando as pessoas chegam ao seu consultório, a procura pela cirurgia é motivada pela pressão social de ter corpo perfeito ou por vontade de se sentir bem com o próprio corpo?

“O sentir-se bem consigo mesma também envolve a aprovação do outro. A grande maioria procura melhorar a autoestima”, explica a Dra. Luciana. Dessa forma, o que podemos perceber é que a motivação não é apenas interna ou externa, mas sim dupla.

O desejo de modificar uma parte do corpo deve partir da própria pessoa, e não de uma pressão alheia. Porém, a possibilidade de se sentir mais confortável diante do outro também faz parte dessa motivação.

Se a pessoa não seguir os requisitos do pré-operatório, existe o risco da cirurgia não funcionar?

“Existe o risco de complicar, gerando resultados insatisfatórios”, esclarece. Justamente por isso, é essencial que a pessoa siga todas as orientações de seu cirurgião, incluindo a realização dos exames e a adoção de cuidados pré-operatórios.

Esses cuidados variam para cada pessoa, mas podem incluir medidas como perder peso, suspender a pílula anticoncepcional, abandonar o cigarro e as bebidas alcoólicas, fazer jejum, entre outros.

Para quem não é indicado realizar procedimentos cirúrgicos estéticos?

“Se a questão é cirúrgica, os pacientes que não devem operar são principalmente os que não possuem condição de saúde adequada para o procedimento proposto”, explica a Dra. Luciana, esclarecendo que a saúde e a segurança devem estar em primeiro lugar.

Um problema de saúde, como diabetes ou hipertensão, não vai obrigatoriamente proibir um procedimento estético, mas será necessário adotar alguns cuidados extras. Problemas mais sérios, porém, podem inviabilizar a cirurgia.

“Se a questão são procedimentos estéticos não cirúrgicos que envolvem o uso de materiais, como preenchimento, os pacientes que possuem alergia aos componentes do produto sugerido para o tratamento não estão indicados”, complementa a cirurgiã.

“Em ambos os casos, pacientes com expectativas irreais também não têm indicação de tratamento”, afirma a Dra. Luciana. Assim, o procedimento seria apenas mais um fator de frustração, e não uma solução.

Você já se recusou a realizar alguma cirurgia em algum paciente? Por qual motivo?

“Sim, por expectativas irreais e muitos por estarem muito acima do peso, já que isso aumenta consideravelmente as chances de complicações”, conta a cirurgiã, destacando que é essencial saber o que esperar de um procedimento.

Quanto à obesidade, a Dra. Luciana também destaca que, muitas vezes, os pacientes veem na lipoaspiração e na abdominoplastia uma possibilidade de emagrecer, mas isso não é verdade. Primeiro, é preciso estar com o peso dentro da faixa saudável ou pouco acima dela.

Quais são os principais erros que os pacientes cometem no pós-operatório e reportam a você?

“Nos casos em que o pós-operatório não tem muita dor, é comum uma movimentação exagerada gerando deiscências (abertura dos pontos), seroma (acúmulo de líquidos) e hematomas e hemorragia”, revela a Dra. Luciana Pepino.

“Isso muitas vezes leva a paciente novamente ao centro cirúrgico. Por isso, fazer a drenagem linfática na própria clínica com profissionais de confiança do cirurgião é a melhor opção. Pequenos erros podem ser corrigidos nestas drenagens sem prejudicar o resultado”, complementa.

“O uso inadequado da cinta e do soutien cirúrgico também aparece na lista”, acrescentou a cirurgiã plástica.

Os principais cuidados no pós-operatório

As orientações que o paciente deve seguir no pós-operatório dependem do tipo de cirurgia. Conforme mencionado pela Dra. Luciana, um dos principais cuidados é evitar a movimentação excessiva, pois isso pode ocasionar a abertura de pontos e prejudicar a cicatrização.

No caso de cirurgias nas mamas, por exemplo, a paciente deve evitar erguer os braços acima da linha dos ombros. Já para uma rinoplastia, a questão não é a movimentação em si, mas sim evitar situações que possam gerar um trauma, como esportes que favorecem o contato físico.

O uso da cinta compressora na lipoaspiração e abdominoplastia e do soutien pós-cirúrgico depois de uma cirurgia de mamas também deve ser observado, pois eles ajudam a manter os tecidos em suas novas posições e facilitam a cicatrização.

A drenagem linfática, como já explicado pela Dra. Luciana Pepino, é uma medida que também favorece a recuperação ao eliminar o excesso de líquidos e estimular a reabsorção de hematomas. Por isso, ela deve ser feita de acordo com a indicação médica.

Outros cuidados gerais que os pacientes devem adotar no pós-operatório incluem uma alimentação leve, o repouso relativo e a proteção contra o sol, evitando a formação de manchas permanentes.

Lembre-se de que os cuidados pré e pós-operatórios são parte do sucesso da sua cirurgia plástica, por isso eles devem ser seguidos à risca. Sempre esclareça as dúvidas com o seu cirurgião e compareça a todas as consultas antes e depois do procedimento.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.