28/04/2024  19h23
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
16/09/2018 - 05h04
A curiosidade de um bom perito
Luciano Blessmann
 

Este é um case muito interessante de vivência profissional e que traz inúmeros ensinamentos e que vale ser compartilhado. Então, vamos lá: em uma tarde de sexta-feira de dezembro de 1995, após uma jornada de trabalho, já iniciando o fim de semana e o merecido descanso, percebi um movimento estranho no canteiro de obras existente em frente à minha casa, um ruído de retroescavadeiras e um movimento de caminhões caçambas fora do normal. Por óbvio, que a minha curiosidade e o meu instinto de perito me colocaram em ação novamente ? e até esqueci o fim de semana que se avizinhava. Peguei a minha máquina fotográfica e dois rolos de filme de 36 posses (lembram disso?) e me fui à “campo”, como os engenheiros gostam de dizer na minha terra, para vistoriar a obra na medida que tivesse acesso e proceder um relatório fotográfico.

Não tive acesso ao interior do canteiro da obra, mas a partir de um terreno baldio e do pátio das residências de vizinhos que me permitiram acesso, pude perceber que estavam executando uma profunda e extensa escavação, aparentemente além do recomendável, sem os devidos cuidados e proteções. Naquelas circunstâncias, qualquer engenheiro, inevitavelmente, pela sua natureza e formação, pensaria nas consequências nefastas de se executar serviços tais quais àqueles que estavam sendo executados em condições de risco. Comigo não foi diferente, imediatamente, pensei que aquelas extensas e profundas escavações trariam acomodação do solo em toda a região, modificação do nível do lençol freático, recalques diferenciais etc. e, em consequência, como não havia os devidos escoramentos e proteções dos prédios vizinhos, os mesmos sofreriam abalos e danos de grande importância e monta.

Atendida a minha curiosidade, fui me dedicar ao fim de semana. Ocorre que, já na manhã de sábado, meu lazer e descanso foi interrompido pelos vizinhos que, sabendo que sou engenheiro perito, me “pediram socorro”. Lá fui eu, novamente, periciar os imóveis no entorno. Em resumo, todas as residências e edifícios vizinhos sofreram danos e abalos, em maior ou menor grau, em sua maioria decorrente de recalques diferenciais. Um edifício inclusive foi interditado pela prefeitura municipal em decorrência de meu laudo e posteriormente condenado e demolido.

A partir de então, houve muitos desdobramentos. O primeiro deles foi a longa interdição da obra, tentativas de acordo de indenização, processos judiciais etc. Muitos laudos e pareceres técnicos foram desenvolvidos na fase administrativa e na fase judicial até a total solução da lide, muitos elaborados por mim e minha equipe. Enfim, a curiosidade de perito me colocou na hora e no local correto o que propiciou novas oportunidades e vivência profissional.

Este case se presta, também, para demonstrar a importância do laudo cautelar de vizinhança, procedimento altamente recomendável que precede o início da obra e que consiste na análise desta, dos serviços que serão executados e nas caraterísticas construtivas e no estado geral das edificações vizinhas, e que tem por objetivo a mitigação de riscos como estes ora historiados, através de recomendações técnicas de natureza preventiva.


Nota do Editor: Luciano Blessmann, engenheiro e diretor da Lautec Assist.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.