17/05/2024  06h01
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
16/12/2018 - 06h47
Gratidão, uma meta para 2019
Marco Cassel
 

Ano novo chegando e, novamente, aquela fase de estabelecer metas para o próximo ano. Também, época para fazer um balanço das metas estipuladas no ano anterior.

E sobre isso, aprendi uma lição com um amigo e sua esposa. Ele reclamava que o ano não tinha sido bom, que terminava pior do que começou e que estava muito triste por chegar ao final do ano e não ter dinheiro nem para contratar o jardineiro para cortar a grama. Foi quando ouvi sua esposa, com muita sabedoria, responder-lhe: “Não temos o dinheiro para o jardineiro, mas temos o gramado”.

Quanta sabedoria e gratidão envolvidas nesta pequena frase!

Talvez o ano não esteja terminando como gostaríamos, mas estamos aqui, vivos, respirando, pensando, tendo possibilidade de recomeçar. E é aí que entra o sentimento mais importante do mundo: a gratidão. E se em vez de reclamarmos, agradecêssemos pelo dom da vida, pela família, pelos amigos, por tudo o que temos e pela possibilidade de recomeço?

Sei que alguns dirão: “Lá vem aquele velho papo de agradecer, recomeçar, mas o fato é que não consegui atingir meus objetivos e estou frustrado”. Realmente é um “velho papo”, mas quando vemos alguém que gostaria de seguir em frente, porém está numa cama de hospital, ou quando vemos uma mãe que perdeu uma filha com seis anos, como vi há alguns dias, começamos a entender como temos abundância. Agradecer não é contentar-se, desanimado, com o que se tem, mas olhar com compreensão e sabedoria para a vida e para nós mesmos. O simples fato de podermos continuar nossa jornada e colocar nossos projetos em prática, já nos torna pessoas privilegiadas.

Quando praticamos a gratidão, algo mágico acontece. Colocamos outro olhar sobre a vida, alterando nosso ponto de vista e permitindo que o foco esteja naquilo que deu certo. Mas, o que não deu certo também é motivo de gratidão, visto que abre espaço para aprendizado, e aprender com os erros, seja ou não nossos, é ser sábio.

No próximo ano, que nossa principal meta seja agradecer por cada novo dia, compreendendo que o aprendizado não está na meta atingida, mas no caminho percorrido para atingi-la. E quando a meta for alcançada, vibre, mas vibre muito, porque comemorar uma conquista, além de ser um direito de quem busca com confiança, é uma forma de agradecimento a si mesmo e a todos que participaram do caminho com você, que sozinho não teria chegado lá.

Finalizo este ano agradecendo ao caminho trilhado, às pessoas que fizeram parte dele e à vida que nos permitiu tudo isso.


Nota do Editor: Marco Cassel (www.marcocassel.com.br) é palestrante motivacional, especialista em superação, criação de valor e em tocar o coração das pessoas.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.