17/05/2024  04h26
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
25/12/2018 - 07h39
Feliz Natal e próspero Ano Novo, sem exageros
 
 
Nutricionista do HCor alerta sobre os excessos nas ceias de fim de ano que favorecem o acúmulo de calorias no organismo provocado pelo consumo de alimentos mais gordurosos e calóricos, além das bebidas alcoólicas

O clima festivo de Natal, e também de Ano Novo, é sempre lembrado pelos excessos nas ceias. Fica difícil resistir aos alimentos, calóricos e gordurosos, e aos brindes regados a bebidas alcoólicas e não passar dos limites. A consequência sempre vem com aumento de peso, inchaço, má digestão, azia, sensação de estufamento e a temida ressaca.

“Ninguém precisa deixar de comemorar com prazer essa data tão importante. Dá para preparar uma ceia, saudável, equilibrada e deliciosa”, comenta a nutricionista Rosana Perim, gerente de nutrição do HCor. Para tentar amenizar estes efeitos é preciso dosar, ou seja, controlar o consumo de alimentos industrializados ricos em sódio, açúcar e gorduras, que aumentam a retenção de líquidos e dificultam a digestão, e inserir na ceia frutas, verduras, carnes magras, grãos, carboidratos integrais e muita hidratação.

As melhores opções que tem a cara de Natal são o peru e o tender. Já o pernil pode fazer parte desse cardápio, mas sem exageros. Já as oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), que são características dessa época do ano, também são ótimas fontes de gorduras boas, vitaminas e minerais. A farofa é mais uma das preparações que pode ser um acompanhamento saudável para a ceia, mas evite prepará-la com bacon, linguiça, ovos e presunto.

Para a sobremesa, as frutas frescas (melão, melancia, uva, pêssego, figo, cereja e ameixa) sempre são as melhores opções por terem poucas calorias e fornecerem diversos nutrientes para o nosso corpo.

O consumo exagerado de bebidas alcoólicas pode contribuir com o aumento do peso, principalmente as destiladas que são mais calóricas, portanto lembre-se: moderação é a palavra chave. Como estamos na estação mais quente do ano é importante tomar líquidos, principalmente água. Uma dica são as águas aromatizadas com pedaços de frutas ou ervas. São menos calóricas e boa opção para refrescar os dias e noites quentes”, orienta a nutricionista.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.