28/03/2024  15h56
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
01/02/2019 - 06h01
Trombose é uma doença grave, alerta especialista
 
 
O risco associado é maior em mulheres tabagistas, obesas, com trombofilias ou que vão permanecer muito tempo em repouso, como viagens e cirurgias longas

A trombose venosa profunda é a formação de um coágulo de sangue que obstrui o fluxo de uma ou mais veias profundas de qualquer parte do corpo. A Dra. Dafne Leiderman, Cirurgiã Vascular e Endovascular do Hospital Dom Alvarenga, explica que a trombose mais comum é nas pernas e manifesta-se com dor, vermelhidão ou arroxeamento da pele e inchaço geralmente em uma das pernas (é característico ser assimétrico, de um lado só).

De acordo com a especialista, a doença pode acontecer espontaneamente com qualquer pessoa e, em casos suspeitos, é importantíssimo procurar um médico com urgência - ir ao Pronto-Socorro-, de preferência no mesmo dia, para que seja investigada essa possibilidade com ultrassom com doppler da perna. Se confirmada a trombose, é preciso iniciar o tratamento imediatamente, enfatiza Dra. Dafne.

Em relação à doença e o anticoncepcional e uso de terapias de reposição hormonal, a médica relata que existem fortes evidências de que o uso de contraceptivos orais combinados (estrogênio e progesterona) aumenta o risco da mulher apresentar trombose, porém esse aumento de risco na população em geral é considerado baixo, por isso é uma medicação amplamente utilizada. A especialista alerta que o risco associado é maior em mulheres tabagistas, obesas, com trombofilias (doenças hereditárias ou adquiridas que deixam o sangue mais propenso a trombose) ou que vão permanecer muito tempo em repouso como em viagens longas, internações hospitalares e após cirurgias de grande porte, principalmente ortopédicas. Entretanto, algumas vezes o uso do anticoncepcional é o único fator de risco achado para justificar a ocorrência da trombose.

A Dra. Dafne conta que o tratamento é feito com anticoagulantes, remédios ou injeções que afinam o sangue e evitam que a trombose atual aumente, que apareçam novas e ajuda a diminuir o risco de embolia pulmonar, que é a principal complicação da trombose. Também é indicado repouso com as pernas elevadas, meia elástica e consultas com o cirurgião vascular. Caso a trombose ocorra durante a utilização de anticoncepcional, é indicado parar o seu uso e buscar um outro método contraceptivo junto a um(a) cirurgião(a) vascular e ginecologista.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.