14/09/2025  10h49
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
19/07/2005 - 18h08
IncomPTente ou CorruPTo?
Rodrigo Constantino - MSM
 
"Na melhor das hipóteses, senhor Lula, o senhor é um idiota! Na pior, é um corrupto!" (Arthur Virgílio, Senador do PSDB/AM)

Os debates políticos atuais no Brasil têm gerado muito calor, e pouca luz. O clima está ficando tenso, e muitos petistas xiitas tentam proteger a qualquer custo o partido e o presidente Lula. Não dá mais! A obviedade dos fatos ululam diante dos que ainda não ficaram cegos por conta de ideologias dogmáticas ou patologia pura. O desespero dos petistas é compreensível, tamanho o escândalo que o PT se encontra metido, fazendo Collor parecer um santo. Mas tentar tapar o sol com a peneira fará apenas com que a peneira se estrague, sem impedir que o sol queime os culpados. Tentarão, claro, transformar tudo em pizza, como de praxe nessa nação abençoada não sei bem por quem. Mas o esquema corrupto é tão nefasto, tão grande, que dificilmente conseguirão ocultar os fatos.

São tantos escândalos que não cabem em um pequeno artigo. Desde o assassinato de Celso Daniel, passando por "mensalão", cueca cheia de dinheiro, empresas enriquecendo pela ligação com o Ministério das Comunicações, venda de empresa de jogos do filho do presidente, cartões corporativos usados para fins particulares, caixa dois, chegando até a escancarada tentativa de abafar tudo isso, impedindo investigações mais abrangentes. O partido que julgava deter o monopólio da ética mostra sua verdadeira face, totalmente pérfida.

No caso da morte do ex-prefeito de Santo André, os familiares da vítima há tempos vêm alertando que trata-se de crime para queima de arquivo. Agora temos fitas comprometedoras, mostrando o principal suspeito, o "Sombra", tramando estratégias com petistas para a defesa das acusações. Estranho não: sinistro! Curioso poucos focarem em algo tão estarrecedor, digno de filmes sobre a máfia. Depois temos o tal "mensalão", cujas evidências não são mais apenas indícios, mas praticamente provas! O "mula" do PT, ligado ao irmão de Genoíno, aparece tentando levar milhares na cueca! Um advogado petista diz que o irmão de Genoíno pediu-lhe que assumisse ser o dono do dinheiro, por uma razão de Estado. Para os petistas, a roubalheira e a mentira são aceitáveis, pois são pela "nobre" causa. Um policial aposentado, ligado a Marcos Valério, tentava queimar documentos e notas frias que incriminam as empresas deste que movimentou bilhões pela "causa" petista. A Telemar compra por R$ 5 milhões a empresa de jogos eletrônicos do filho do presidente Lula, sendo que o faturamento total do setor foi de R$ 18 milhões. Lula acha que isso diz respeito apenas à sua família. A cada dia, uma nova denúncia grave. O tempo não pára!

Enquanto isso, os deputados e senadores petistas vêm tentando desviar o foco nas CPIs, buscando desqualificar as testemunhas, acusar os governos passados e vetar a investigação ou quebra de sigilos dos líderes do partido. Not enough! Desde que os escândalos vieram à tona, já caíram, de seus poderosos postos, o presidente do partido, José Genuíno, o ministro José Dirceu, o tesoureiro Delúbio Soares, Sílvio Pereira e Gushken, que foi rebaixado. O maior beneficiado do esquema, o presidente Lula, tem sido blindado, e seu carisma pessoal tem servido como escudo. Até quando farão vista grossa ao óbvio? Se Lula não está envolvido, o que parece muito pouco provável, trata-se realmente de um incompetente de marca maior, incapaz de administrar uma minúscula quitanda. Não estamos falando de membros da "plebe" petista, mas sim dos principais nomes da cúpula do partido, pessoas da maior intimidade do presidente, companheiros de longa data, que sempre estiveram ao lado de Lula. Dirceu, Genoíno e Gushken não são quaisquer petistas. São unha e carne do presidente.

Virgílio está correto: se o presidente Lula não é parte do esquema corrupto, tem que ser necessariamente um perfeito idiota. Um dos maiores esquemas de corrupção é montado bem diante dos olhos do presidente, por pessoas de sua total confiança, mas ele não tinha o menor conhecimento dos fatos? Alguém deixaria um sujeito desses administrar sequer suas finanças domésticas? Que tal delegar a gestão do Estado todo, que no Brasil é infelizmente gigante, a alguém assim?!

O presidente Lula diz, do conforto de Paris, que o "Brasil não merece tudo isso que está acontecendo". Ora, senhor presidente, nós concordamos! E é justamente por isso que pedimos a sua renúncia. Sua situação ficou insustentável. Sua batata não está mais assando; já esturricou por completo. O Brasil "merece coisa muito melhor", de fato. Contamos com seu apoio.


Nota do Editor: Rodrigo Constantino é economista pela PUC-RJ, com MBA de Finanças pelo IBMEC. Trabalha no mercado financeiro desde 1997. É autor dos livros "Prisioneiros da Liberdade" e "Estrela Cadente: As Contradições e Trapalhadas do PT", ambos pela editora Soler.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.