18/04/2024  00h57
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
08/03/2019 - 06h41
O que NÃO comemorar no Dia Internacional da Mulher
 
 
O aumento da mortalidade no Brasil dos tipos mais frequentes de câncer nas mulheres: mama e pulmão

No Brasil, os cinco tipos de câncer com maior mortalidade feminina são (em ordem crescente): câncer de mama, de pulmão, de cólon, de colo de útero e de estômago. E mais: a despeito dos avanços em diagnóstico e tratamento, a mortalidade do câncer de mama e de pulmão no Brasil vem aumentando nos últimos anos. Diferentemente, nos Estados Unidos, os casos de óbitos por tumor mamário caíram 40% de 1989 a 2016 e o tumor de pulmão apresentou uma queda de 48% desde 1990 em homens e de 23% em mulheres, desde 2002. Segundo a oncologista clinica de Campinas (SP), Susana Ramalho, do Grupo SOnHe - Sasse Oncologia e Hematologia, esta diminuição ocorreu pelo maior alcance das ações de rastreamento, possibilitando diagnósticos precoces, e pelo acesso aos avanços no tratamento realizados nos EUA.

“A queda vem se acelerando nos últimos anos pelas campanhas voltadas também para a cessação do tabagismo em mulheres. Já no Brasil a taxa de mortalidade do tumor de mama mantém uma curva ascendente e representa a primeira causa de morte por câncer nas mulheres brasileiras, sendo também a principal causa de óbito por câncer (15,7% do total de óbitos). Já o tumor de pulmão é quarto mais comum em incidência entre as mulheres, porém é um câncer de alta letalidade, sendo o segundo responsável pela mortalidade em mulheres”, explica a oncologista.

Segundo a especialista, o impacto que o adoecimento de uma mulher em uma família proporciona é enorme e pouco se tem feito no Brasil para melhorar os programas de rastreamento e o acesso ao diagnóstico em uma fase mais precoce e ao tratamento.

“Isso reflete a grande disparidade das taxas de mortalidade observadas entre os dados Brasil e EUA. Muitas vezes a mulher é a fonte principal de sustento de uma casa, de uma família e, neste Dia Internacional da Mulher, precisamos mostrar essa diferença entres os países e cobrar do governo mais atitudes de prevenção em saúde feminina para que possamos, em um futuro breve, chegar perto das estatísticas dos Estados Unidos, diminuindo a mortalidade por câncer em todo o país”, pondera a médica.

Os números no Brasil

O câncer de mama é o tumor mais comum em mulheres de todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa o primeiro lugar. Já o câncer de pulmão é o segundo responsável pela mortalidade em mulheres e tem o tabagismo relacionado aproximadamente a 85% dos casos.

“Em 2015, 15.514 óbitos por câncer de pulmão em homens e 10.978 em mulheres no Brasil. Estima-se que o aumento da mortalidade ocorrida nas mulheres esteja relacionado às medidas de controle do tabagismo adotadas no país desde 1986, que deveriam ter um enfoque mais voltado para o público feminino”, adverte a médica.

Dra. Susana ainda faz um alerta para os números de casos de câncer que irão dobrar até 2035 no mundo todo. “O maior aumento será nos países em desenvolvimento com população relativamente jovem. Assim, os sistemas de saúde devem estar preparados - já que se estima que 60% dos casos de câncer ocorrerão nesses países - e precisarão planejar e alocar recursos”.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.