14/09/2025  10h37
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
22/07/2005 - 17h58
Problema da acne pode começar no intestino
 
 

Quem sofre com espinhas deve começar a prestar atenção ao funcionamento do intestino. A prisão de ventre, ocasionada pela má alimentação, pode ser a origem de problemas de pele, alterações de humor, falta de vitalidade e até excesso de peso.

"A pele e o sistema digestivo têm a mesma origem embrionária, demonstrando a relação entre a estética, a dieta e o bom funcionamento intestinal. Quando os intestinos não funcionam todos os dias, toxinas são liberadas ao organismo, principalmente para fígado, rins e pele, favorecendo o aparecimento de espinhas, celulite, alergias de pele e rugas", diz o clínico-geral Tiago Almeida, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em colonterapia.

Sendo assim, aquele mito de que "chocolate causa espinha" tem um fundo de verdade. "Assim como carne vermelha, doces e farinhas refinados e produtos industrializados, o chocolate contribui para sobrecarregar o fígado e o intestino", diz Almeida. Esses alimentos aumentam a permeabilidade intestinal, fazendo com que corpos estranhos e nocivos, como as toxinas, passem à corrente sanguínea. Em adolescentes, o problema é pior porque, além das alterações hormonais comuns à idade, cresce o hábito de se trocar refeições sadias por lanches e salgadinhos.

Por conta disso, os médicos estão aliando tratamentos dermatológicos e hormonais à reeducação alimentar e à limpeza intestinal. "Os resultados são melhores quando se presta atenção ao funcionamento do organismo como um todo. Tanto que a colonterapia é comumente utilizada na Europa como coadjuvante de procedimentos estéticos, como peelings e hidrolipoaspirações", aponta o Dr Almeida. A colonterapia é um processo de limpeza do intestino grosso, por meio de irrigação de água.

Sete conselhos práticos

• Acostume-se a beber de dois a quatro litros de água por dia. Deixe uma garrafa de meio litro sobre a mesa de trabalho e outra dentro do carro.

• Inclua pelo menos três frutas na alimentação diária. Elas garantem quantidades mínimas de vitaminas, fibras e minerais que ajudam a prevenir diversos tipos de câncer.

• Dê preferência a um almoço vegetariano, com saladas, legumes e arroz integral, evitando a carne vermelha.

• O jantar deve ser a refeição mais leve do dia, de preferência 3 horas antes de dormir.

• Para mulheres que querem prevenir celulite, é bom esfregar uma bucha vegetal a seco na pele, suavemente, antes do banho. Faça o exercício por 3 a 5 minutos, em todo o corpo, menos no rosto. O efeito esfoliante retira as células mortas e ajuda na desintoxicação.

• Pratique alguma atividade física pelo menos três vezes por semana, mesmo que apenas uma caminhada.

• Faça um programa de desintoxicação anual com limpeza intestinal, para dar um "descanso" ao fígado, ao rim, ao intestino e à pele.


Fontes: Tiago Almeida e Solange Menta, médicos especializados em colonterapia e autores do livro "Colonterapia - Reeducação Alimentar, Desintoxicação, Rejuvenescimento" (editora Gran Sol).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.