25/04/2024  18h11
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
05/05/2019 - 07h34
`Burrinha´
Dartagnan Ferraz
 

Fui bancário durante 30 anos. Era até bom no crédito rural no tocante à análise de propostas e projetos e contratação dos empréstimos. Mas sempre fui fraquíssimo na parte referente à contabilidade. Uma negação, nulidade, decepção. Até entendia os fundamentos, a teoria, o conceito das partidas dobradas, mas na prática era muito, mas muito fraco, dava vexame.

Para ajudar nas minha deficiências eu usava a célebre "burrinha". Era uma pasta com todas as cópias possíveis e imagináveis de lançamentos de compensação (Diário), inclusive abaixo de cada um a explicação do uso). Eu guardava minha "burrinha", trancada na gaveta do birô, alisava a danada, como se ela fosse viva e eu estivesse lhe dando milho.

Mas há sempre um gozador, um amigo da onça, um sacana que me causava um vexame. O maior deles foi num dia que um colega que era muito bom em contabilidade faltou ao expediente, e um danado de um cliente que era devedor de um crédito inscrito de Prejuízo resolveu liquidar a dívida. Deu trabalho calcular, mas consegui, assim como fazer a papeleta do caixa, do recebimento, devolvi a cédula rural com o carimbo de recebimento e me livrei do sujeito. Mas faltava o principal e o mais difícil, as partidas de diário, retornar o crédito de Prejuízo para Créditos em Liquidação e deste para financiamentos rurais, bem como baixar as garantias. Não me aperreei, afinal possuía a "burrinha". Abri a gaveta e, resultado, o lugar mais limpo. Fiquei quase pirado, e o tempo passando, era dia de balancete, era preciso passar logo os papéis de diário, quando faltava meia hora para o prazo, eis que o gozador apareceu com a “burrinha” na mão, rindo que embolava. Ele mesmo fez todas as partidas. Dei graças a Deus porque já estava quase pirando. Mas peguei a "burrinha", não riam, mandei tirar cópia e só andava com a cópia dentro de uma bolsa tipo capanga. Nunca me separei da "burrinha". Eu guardava a cópia, o original deixei com um colega, mas perdi numa mudança. Era uma recordação. O interessante é que hoje sou capaz de, sem essa “burrinha”, fazer todos aqueles lançamentos. Juro. Inté.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.