21/10/2019  01h35
· Guia 2019     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
19/06/2019 - 07h30
Com bons exemplos para as crianças
Marcial Salaverry
 

Analisando certas coisas da vida, constatamos que existem certos pensamentos que encerram imensas verdades, como esta dita pelo filósofo francês Joubert, que disse certa vez que as crianças precisam mais de exemplos do que de conselhos.

Certamente essa é uma grande verdade, pois não adianta você querer dar conselhos (aliás, se conselhos fossem bons, não seriam dados, seriam vendidos), recomendando a seus filhos que não fumem (por exemplo), se você mesmo for fumante. A maior possibilidade será ele espelhar-se no exemplo ao vivo e a cores que tem em casa, e certamente vai pensar que se ele é fumante, como pode dizer que não devo fumar? Qualquer um pode observar que a tendência natural de uma criança é seguir os exemplos de casa.

Então, para se por filhos no mundo, deve-se pensar muito nisso. Nos exemplos que você dará a eles. Já pensaram no que podem se transformar, por exemplo, os filhos de políticos? Que coisa feia vai sair daí, não acham? Logo vão pensar em oferecer propinas para terem boas notas...

Por vezes acontece um caso esporádico de uma criança ter uma personalidade muito forte, e conseguir olhar o lado errado dos exemplos domésticos, conseguindo, assim, fazer a coisa certa. Como exemplo, volto a frisar o caso de pais fumantes ou alcoólatras, a tendência natural é seguir o caminho de seus pais, salvo se tiver uma força espiritual muito determinada, e consiga enxergar o lado negativo do vício paterno (ou materno), mudando o rumo de sua vida. Mas isso não é fácil. Portanto, o importante é darmos bons exemplos para nossos filhos. Se apesar disso, quiserem seguir outros rumos, será por seu livre arbítrio, e portanto será problema deles.

Além de bons exemplos, também é importante que ao surgirem as indefectíveis perguntas que as crianças sempre fazem ao atingir a idade dos questionamentos, que as respostas sejam as mais coerentes e explicativas possíveis. Hoje em dia, por exemplo, não adianta contar a velha história da cegonha, e da sementinha para explicar como são "fabricados" os nenês, e sempre vale mais a pena dar uma explicação verdadeira, e aliás, sobre todas as coisas da vida, devemos explicar a coisa certa, e sempre mostrando os prós e os contras de tudo o que desejarem saber.

Seguindo essa linha de raciocínio, é que concordo com casais que não querem ter filhos, pois se por força de obrigações profissionais não puderem dar uma educação controlada e adequada aos filhos, o melhor mesmo será não tê-los pois, com os atuais meios de comunicação, os maus exemplos estão correndo à vontade pela televisão, Internet etc., e a ruminante fêmea, tranquilamente vai para a região pantanosa, se a criança não tiver seu referencial bem firmado em casa.

Bem, crianças, lembrando um joguinho de minha infância: "Fazerão tudo que seu mestre mandar? FAZEREMOS..."

Então, para fazerem, TENHAM UM LINDO DIA, seguindo meu exemplo, pois é assim que desejo fazer meu dia...

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
20/10/2019 - 07h32 Tanto faz...
18/10/2019 - 06h47 Caderno de vazios e nadas
17/10/2019 - 07h25 Nada está garantido
16/10/2019 - 06h41 Não existe vida familiar como antigamente
15/10/2019 - 06h26 Olha a faca!
14/10/2019 - 06h51 Expectativa de vida
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2019, UbaWeb. Direitos Reservados.