07/05/2024  23h25
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
27/06/2019 - 07h37
Inverno agrava dores causadas por má postura
 
 
Impulso, clínica de fisioterapia de São José dos Campos (SP), alerta sobre a incidência de dores na coluna e de cabeça provocadas por posturas erradas no dia a dia

Com a chegada do inverno, aumentam as queixas de dores em algumas partes do corpo, principalmente na coluna e cabeça. O que muitos desconhecem, porém, é que isso pode estar relacionado à má postura. O alerta é da clínica de fisioterapia Impulso, de São José dos Campos, que registra um aumento de 20% nos atendimentos nesta época do ano. “Mulheres que trabalham nas funções domésticas são as mais atingidas, já que muitas não mantêm os cuidados necessários com a postura”, afirma a fisioterapeuta Vivian Veneziani.

De acordo com a especialista, mudanças simples de hábitos podem evitar muitos problemas. Donas de casa, por exemplo, devem tomar cuidado ao abaixar, ao pegar peso e até na forma de usar a vassoura. “Geralmente são tarefas repetitivas que, quando não exercidas com a postura correta, podem gerar problemas sérios de coluna”, esclarece.

Por sinal, pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revela que a dor nas costas é considerada doença crônica e atinge 36% da população brasileira. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que 80% da população mundial terá pelo menos um episódio de dor nas costas ao longo da vida.

Segundo Vivian, no inverno é comum as pessoas ficarem mais “encolhidas”, ou seja, costumam contrair os músculos em busca de amenizar a sensação de frio. Além disso, as atividades físicas diminuem nessa época do ano.

Levante devagar - Um dos erros mais comuns, alerta a fisioterapeuta, começa logo cedo ao acordar. “Muita gente costuma levantar da cama de uma vez só, no entanto, a musculatura ainda está fria. Esse movimento brusco realizado todos os dias gera contratura na musculatura e consequentemente a dor aparece”, diz.

A dica, neste caso, é se espreguiçar ainda na cama: “Ao observarmos um bebê, a primeira coisa que ele faz e se espreguiçar. Se espreguice para ativar a circulação sanguínea e vire de lado antes de se levantar”, orienta.

Já à noite, antes de dormir, a fisioterapeuta indica um gostoso escalda-pés: “Coloque os pés numa bacia com água quente e, se possível, algumas bolinhas de gude ou de borracha para massageá-los. Isso ainda ajudará a ter uma boa noite de sono”.

A fisioterapeuta da clínica Impulso ressalta ainda a importância de procurar um médico ao sentir dor. Dependendo da intensidade, é necessário procurar ajuda na mesma hora.  Além disso, nenhuma dor deve permanecer por mais de três dias. “Lembre-se que não devemos aprender a conviver com a dor!”.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.