14/09/2025  10h42
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
28/07/2005 - 18h09
Obesidade em adultos, um desafio pediátrico?
Nataniel Viuniski
 

A obesidade é um grande problema de saúde pública em todos os países e em todas as camadas sociais. No ano passado, segundo a Organização Mundial da Saúde, pela primeira vez o número de pessoas com peso acima do recomendado ultrapassou o número das desnutridas no nosso planeta.

De cada dez crianças do mundo todo, uma está obesa e a maior conseqüência dessa epidemia é que a freqüência e a prevalência de problemas como diabetes tipo 2, hipertensão e alterações na gordura do sangue estão aumentando nesse grupo.

Nem todos os adultos obesos foram crianças obesas, mas as crianças obesas têm uma chance muito grande de perpetuar sua obesidade na vida adulta.

Adolescentes obesos têm entre 70% e 80% de risco de serem adultos obesos.

Existem abundantes evidências científicas de que mesmo uma moderada desnutrição intra-útero, que resulta num peso de nascimento abaixo do esperado para a idade gestacional, leva a uma série de eventos metabólicos que modificam a expressão genética e fazem com que esse indivíduo passe a vida toda sendo um poupador de energia.

Quando essas crianças são expostas a uma alimentação desbalanceada e a um ambiente sedentário correm um rico muito grande de desenvolver obesidade e síndrome metabólica em algum momento da sua vida.

O estilo de vida e o erro alimentar têm sido apontados como as principais causas da obesidade e suas conseqüências para a saúde, mas os estudos recentes apontam que devemos levar em conta os fatores genéticos.

Numa pesquisa realizada pelo Imperial College, de Londres, liderada pelo Dr Phillippe Froguel, foram estudadas 1.225 crianças obesas ou acima do peso entre 5 e 11 anos, comparando seus genes com 1.205 crianças com peso normal.

Os pesquisadores descobriram um padrão de defeito no gene ENPP1. Ao analisar outros membros da família dessas crianças, apareceu ligação entre os membros obesos e com diabetes com os que apresentavam a variação no ENPP1.

Segundo esse grupo de pesquisadores, as crianças que apresentaram essa mutação genética desenvolveram obesidade bem cedo - entre 5 ou 6 anos - e diabetes na meia idade.

Num futuro próximo, será possível realizar um exame para detectar quem tenha alterações genéticas de risco para obesidade e até tratar essas mutações, resultando num peso mais saudável.

Hoje, a ferramenta mais segura e eficiente que temos para atacar esse problema é investir em medidas de saúde pública que dependem de uma vontade política governamental.

Essas medidas incluem mudanças nas propagandas para alimentos e guloseimas para público infantil, modificações no teor de gordura e açúcar dos alimentos, estímulo às famílias a serem mais ativas e, principalmente, uso da escola como grande palco onde as questões nutricionais sejam debatidas e repassadas para as crianças.

A obesidade infantil é uma doença multifatorial. Assim, vai precisar de uma equipe multidisciplinar para ser bem manejada.

Segundo a American Heart Association, prevenir a obesidade nas crianças e adolescentes é a melhor forma de evitar problemas cardiovasculares nos adultos.

Esse é um desafio que todos nós precisamos vencer.


Nota do Editor: Nataniel Viuniski, pediatra e nutrólogo, é consultor do Espaço Leve - Núcleo de Prevenção e Tratamento da Obesidade Infanto-Juvenil, de São Paulo, e autor do livro "Obesidade Infantil - Um Guia Prático".

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.