28/03/2024  13h41
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
09/09/2019 - 07h31
Sexo na gravidez está liberado?
 
 
Dra. Erica Mantelli explica o que você precisa saber sobre essa fase

O sexo durante o período gestacional é um assunto muito discutido e debatido entre as mulheres que pretendem engravidar, as que já engravidaram e especialmente entre as grávidas. É um tema que está entre as pautas femininas e que nunca sai de moda, afinal todo casal tem mil e uma dúvidas sobre o que fazer e o que não fazer durante o período gestacional e após o nascimento do bebê.

“A relação sexual em uma gravidez saudável não tem nenhuma contraindicação, ela é muito importante para a grávida manter a proximidade afetiva e sexual com seu parceiro”, explica a Dra. Erica Mantelli (ericamantelli.com.br), ginecologista, obstetra e especialista em saúde sexual.

A atividade sexual faz parte da vida da grávida e não causa dano nenhum ao bebê. Se a mãe estiver bem e relaxada, isso vai acabar refletindo num melhor desenvolvimento da gestação, promovendo benefícios físicos e emocionais.

No início da gestação, o colo do útero também fica mais sensível e algumas posições sexuais podem provocar desconforto e pequeno sangramento. “Se isso ocorrer, o casal deve interromper as atividades sexuais e consultar um médico, ” alerta a médica.

O sexo pode ser benéfico durante toda a gestação, até mesmo nos últimos meses, quando as posições sexuais podem necessitar de alguma readaptação. A relação sexual pode ser indica durante toda a gestação, pois melhora a proximidade do casal e o entendimento da mulher com próprio corpo. “A abstinência do sexo pode ser indicada no início da gestação quando há histórico de ameaça de trabalho de parto prematuro ou algum tipo de sangramento ou se houver alguma infecção que precise de algum tratamento e nestes casos é necessária uma abstinência temporária, ” alerta Erica.

Mas na grande maioria dos casos toda gestante pode sim ter relação sexual, se houver alguma situação que precise da ausência da penetração vaginal, nesses casos de mulheres com risco de abortamento, ameaça de trabalho de parto prematuro ou a insuficiência cervical, é importante lembrar que o carinho entre o casal deve permanecer, além deles poderem usar a imaginação para namorarem de outras maneiras.

No final de gestação muitas mulheres que querem ainda dar uma estimulada para ver se entram em trabalho de parto, recorrem a relações sexuais. É importante avaliar as posições para que a mulher fique em posições mais confortáveis e que tenha o apoio da barriga, e que ela possa realizar aquilo que a faça se sentir bem. “E obviamente se tiver algum desconforto, dor ou sangramento deve-se parar a relação e comunicar o médico”, acrescenta ginecologista.

É importante que o casal encontre posições sexuais mais confortáveis ao longo das diferentes fases da gravidez. “O desconforto decorre principalmente do aumento do útero,” finaliza a Dra. Erica Mantelli.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.