19/05/2024  05h50
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
25/09/2019 - 06h35
A vida é feita de encontros e desencontros 
Marcial Salaverry
 

É preciso entender que a vida é feita de encontros, desencontros, e também de reencontros, e é justamente aí que está o verdadeiro prazer de vivê-la. Apenas temos de saber aproveitar os encontros, superar os desencontros, e viver os reencontros.

Por vezes convivemos com pessoas que por uma razão ou outra se afastam, sem que muitas vezes se saiba o porque, e por causa de tais desencontros, vamos em busca de um reencontro, de uma oportunidade para consertar algo de errado que fizemos, ou que sofremos, e que sempre exige uma grande dose de humildade, pois devemos superar algo que temos muito arraigado, que é o orgulho, nosso amor próprio, que julgamos ferido, levando-nos a tomar certas atitudes das quais podemos nos arrepender mais tarde, provocando a busca de entendimentos perdidos.

Desencontros na vida existem muitos. Pode ser pessoas que perdemos de vista, amizades com as quais perdemos contato. Gostaríamos de um reencontro, mas por diversas circunstâncias é-nos impossível fazê-lo em determinado momento. Adiamos essa busca para uma ocasião mais propícia, que poderá ou não surgir.

Também pode ser um desencontro provocado por algum desentendimento, que muitas vezes pode causar o fim de um relacionamento.

Mais tarde, de cabeça fria, analisamos melhor a situação e descobrimos que a situação poderia ter sido contornada se não nos tivéssemos deixado levar pelo calor da discussão, eis que se houvéssemos mais bem ponderado, esse desentendimento não teria atingido essas proporções, terminando um relacionamento, que era bom, e poderia ficar melhor ainda. Pode ser orgulho ferido, pode ser uma mágoa provocada, talvez involuntariamente, e pronto discutimos, brigamos, e nos separamos.

Esses desencontros por vezes tem conserto, desde que uma das partes se disponha a buscar o reencontro, passando por cima de eventuais mágoas, esquecendo o tal do "orgulho ferido".

Precisamos sempre manter aberto o canal de entendimento, através de muito diálogo, para evitar que tais desencontros ocorram.

Existe porém um desencontro que exige uma atenção especial, pois envolve nossos sentimentos mais íntimos. São os desencontros amorosos. E são os mais doloridos que existem, pois sempre será difícil aceitar que aquele alguém a quem muito amamos, de repente possa descobrir que não nos ama mais, ou que nunca nos amou.

Então começamos a buscar desesperadamente as razões desse desencontro, passando em nossa imaginação, possibilidades as mais desencontradas possíveis. Qual poderá ser o motivo da recusa ao nosso amor, o porque dessa pessoa não desejar nossa companhia, e muitas vezes não conseguimos ver que o motivo é o mais simples possível, ou seja, nosso amor não tem retorno. A pessoa que amamos, não nos ama. Aí a coisa pode se complicar, pois esse é um dos desencontros que costumam ser definitivos, sendo quase sempre frustrante a busca do reencontro pois, se nosso amor não é correspondido, e assim, buscar o que? Nesse caso é mais adequado buscar-se um novo amor, pois se não existe a reciprocidade que desejaríamos, talvez o mais adequado é liberar nosso coração desse sentimento sem retorno, pois a busca só irá causar mais mágoas aos dois lados, sempre trazendo um certo constrangimento.

Existem alguns desencontros amorosos que poderiam ser evitados, por exemplo quando ocorre entre casais que já vivem juntos há muito tempo, e cujo relacionamento vem sendo minado por pequenos desentendimentos, que vão crescendo com o correr do tempo.

Por falta de diálogo, o desentendimento vai aumentando, até que se chega a um rompimento. Esse desencontro, quando acontece, é quase sempre definitivo, principalmente quando muitas coisas ditas, algumas ofensas trocadas, coisas que deixam marcas definitivas, acabam impossibilitando o reencontro.

Tivessem ponderado melhor, dialogado mais, talvez a situação tivesse sido contornada em seu nascedouro.

Devido a diversas circunstancias, nos desencontros amorosos, a busca do reencontro é mais complicada, pois envolve as chamadas questões do coração, que nem sempre nos deixa agir conforme a razão indica.

O mais adequado seria evitar que o desencontro acontecesse, mas se aconteceu, o melhor será que raciocinemos com ponderação para ver se vale a pena tentar a busca, para conseguir o reencontro.

Assim, para evitar um desencontro entre nós, desejo a todos UM LINDO DIA, esperando que isso sempre seja possível...

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.