06/05/2024  07h27
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
22/10/2019 - 06h20
Um governo desancorado e nosso futuro
Amadeu Garrido de Paula
 

O presidencialismo de coalização não é necessariamente desastroso, embora não seja o melhor dos regimes políticos.

Se o presidente da República é membro de um partido político sólido e bem se relaciona com os demais, é viável uma política construtiva.

Não é, porém, o que se vê hoje no Brasil, ante essa crise inédita entre o presidente e o partido que o elegeu; em verdade, como até as pedras sabem, o PSL o elegeu na condição de partido de aluguel.

Resulta que o presidente deverá buscar apoio de parlamentares de outros partidos, conduta que já adotava não sem sérias dificuldades, mas que, com certeza, aproveitar-se-ão do momento atípico para densificar a política do "toma lá dá cá".

Falou-se em nova política, mas nada se alterou, e predominará no futuro, dada a conjuntura atual, o axioma do "é dando que se recebe", de antiga e triste memória em nosso País.

A consequência brutal será a ingovernabilidade absoluta de um País que já se encontra ingovernável e cuja pauta administrativa se restringe a idiossincrasias e conflitos diários.

Nossas imprescindíveis reformas - administrativa, política, judiciária, tributária, financeira - permanecerão no limbo, travando nosso desenvolvimento e melhoramento dos setores estratégicos como a saúde, a educação e a justiça, em compasso com o desenvolvimento econômico em clima de liberdade e superação do fosso social.

Resta saber por quanto tempo. A última vontade é do povo e não ficará eternamente represada. Nossa história e a mundial o demonstra. Por meios que não nos é dado prever, os princípios do Estado Democrático de Direito, que constitucionalizamos, prevalecerão sobre grupos e seitas que se atritam em prejuízo do bem comum.


Nota do Editor: Amadeu Roberto Garrido de Paula, poeta e ensaista literário, é advogado, atuando há mais de 40 anos em defesa de causas relacionadas à Justiça do Trabalho e ao Direito Constitucional, Empresarial e Sindical. Fundador do Escritório Garrido de Paula Advocacia e autor dos livros: “Universo Invisível” e “Poesia & Prosa sob a Tempestade”. Ambos à venda na Livraria Cultura. Blog: www.amadeugarridodepaula.com.br.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.