23/04/2024  22h34
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
13/11/2019 - 06h41
Aproveitando a experiência de vida
Marcial Salaverry
 

Sabendo aproveitar as experiências vividas, realmente podemos considerar ser a idosidade nossa "melhor idade", entendendo que realmente ela pode ser a nossa idade dos sonhos, que poderá ser considerada aquela idade onde nos é permitido sonhar com tudo aquilo que queremos realizar, talvez podendo ser respondida a pergunta: Qual poderá ser considerada essa nossa tão decantada "Idade dos Sonhos" ou a "Melhor Idade"? Teria sido a juventude, ou será a idosidade?

Normalmente consideramos como “Idade dos Sonhos”, nossa juventude, pois é quando fazemos mil projetos, mergulhamos em planos, por vezes tão mirabolantes, que se tornam inexequíveis, muitas vezes por nos faltar a experiência de vida, que poderá mostrar o melhor caminho a ser seguido, e assim com o tempo, a vida vai passando, e alguns desses sonhos vão ficando pelo caminho, pois uma coisa é o que se “poderia” fazer, e outra coisa é aquilo que é “possível’ fazer. Muito daquilo que gostaríamos de executar, acaba sendo destruído pela dura realidade da vida, pelos obstáculos que vamos encontrando em nosso caminho, exatamente o que nos traz a falada "experiência de vida...", que poderá e deverá ser bem aproveitada...

Assim, aprendemos que sonhos são para serem sonhados, e nem sempre executados. O mais importante é não nos deixarmos destruir pelas adversidades que tivermos pela frente, pois são coisas da vida mesmo. Temos que saber contornar obstáculos. Se algo não pode ser feito, vamos descobrir caminhos alternativos, ou vamos traçar outros caminhos. Quem sabe no futuro os sonhos poderão ser realizados, quando soubermos aprender com as experiências frustradas vividas...

Nessa esperança, chegamos à tão temida maturidade, quase na fatídica “velhice”, que para muitos, é o fim de todos os sonhos, pois com a chegada da aposentadoria, é apenas “seguir vivendo até chegar ao fim”. Entrega-se os pontos, e desiste-se de tudo, pois de nada adiantará tentar realizar qualquer coisa. Sonhos e projetos irrealizados, assim permanecerão, jogados em uma gaveta, ou simplesmente jogados fora, pois segundo um conceito geral, que afirma "quem é velho não tem mais objetivo na vida", mas na verdade, isso pode ser o começo de muita coisa, ao invés do "fim da picada", podendo ser sim, um real começo de sonhos, desde que se saiba aproveitar o que foi vivido...

Pode ser digno de muita pena aquele que achar que a velhice, perdão, a idosidade, é o fim dos sonhos, das ambições, pois enquanto estivermos vivos, com capacidade para pensar, para andar, para agir, sempre teremos alguma coisa para fazer, e deveremos fazê-lo, inclusive sonhar, destarte na realidade, o que eu prefiro chamar de "idosidade", pode ser o começo de muita coisa, e nunca o fim de tudo, pode na verdade, ser a tal da "melhor idade". É importante saber aproveitar o tempo que ainda temos de vida, para vivê-la, e nunca para abandoná-la, acreditando que só nos falta deitar para lá ficar.

Com base na experiência de vida adquirida durante nossa existência, podemos realmente saber o que queremos e o que podemos fazer, pois temos pleno conhecimento de nossas reais possibilidades, sabemos até onde nossas condições nos permitirão chegar.

É hora então, não de pendurar as chuteiras, mas sim de reavivar velhos sonhos. Agora, sem a necessidade de "garantir o futuro", temos mesmo que ir em busca daquilo que foi deixado para trás durante a mocidade, pois tínhamos que lutar pela vida, tínhamos que ser práticos. Agora ainda temos algum futuro pela frente, que não precisa ser "batalhado", tem é que ser "vivido". E o tempo talvez não seja muito. Algo podemos fazer, apesar das limitações que o tempo vivido nos impõe.

Olhando para trás, vemos o que as lembranças nos traz, vemos quanta coisa foi deixada para trás, quantos projetos foram abandonados porque precisávamos pensar na escola das crianças, no pagamento daquela hipoteca, e porque não tínhamos tempo para outra coisa que não fosse trabalhar para garantir o futuro. Agora o futuro chegou, e não foi garantido, nem mesmo à custa de nossos sonhos. Então, por que não tentarmos agora?

Basta que não seja algo totalmente inexequível, que vai valer a pena. Sempre será um motivo a mais para vivermos, tentar a realização daquilo que poderia ter sido realizado mas que não foi, e assim podemos ir em busca dos sonhos perdidos, que poderá mesmo ser a famosa busca da felicidade, o real tesouro de nossa vida, e que poderá ser encontrado na ponta do arco íris de um sonho finalmente realizado.

Nessa esperança, vamos começar a busca tendo UM LINDO DIA, sempre entendendo que a idosidade pode ser o fim, ou um recomeço de vida, dependendo de como se saiba aproveitar as experiências vividas e vivenciadas durante a vida, que ainda não acabou, e continua, quem sabe descobrindo aquela insuspeitada vocação para escritor que nunca foi aproveitada, mas que ainda pode sê-lo...

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.