08/05/2024  21h51
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
04/01/2020 - 06h26
Letramento digital e seus desdobramentos
Julianna Cauchick
 

O letramento digital é essencial para que os estudantes possam se tornar mais autônomos e desempenhar um papel criativo na sociedade. Isso porque, hoje, os processos educativos precisam estar condizentes com a formação dos jovens cidadãos para os desafios profissionais do século XXI, priorizando o aprendizado inovador e a capacitação híbrida.

Para que novas estratégias surjam dentro do ambiente educacional, é fundamental destacar a importância da parceria entre os setores de tecnologia e os agentes pedagógicos. Desta forma, a tendência é o surgimento de novas estratégias que darão suporte para o desenvolvimento de uma nova forma de aprendizagem.

Neste contexto, estão o fortalecimento das abordagens não lineares do meio digital e das metodologias ativas de ensino, que educam o estudante para o uso apropriado e responsável da tecnologia. A intenção é impulsionar o compromisso pessoal e ético dos jovens, impactando positivamente o ambiente social.

Com o letramento digital, a intenção é reconhecer o papel fundamental que a tecnologia exerce na sociedade contemporânea, incentivando o estudante a dominar esse universo. A partir disso, ele é capaz de fazer um uso qualificado das diversas ferramentas existentes e de compreender o pensamento computacional e os impactos da tecnologia na vida das pessoas.

Ao expandir as paredes da sala de aula, as tecnologias digitais permitem um novo encantamento dos estudantes com a escola. O protagonismo na construção de conhecimentos e o compartilhamento de aprendizagens são alguns dos benefícios gerados pela rede, que permite divulgar e consultar resultados instantaneamente. Com isso, o processo de ensino-aprendizagem ganha dinamismo, inovação e poder de comunicação inusitados.

A experiência do letramento digital indica a importância de um processo coordenado, reflexivo e integrado na adoção das novas tecnologias educacionais. Esse caminho deve ser percorrido em consonância com o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e com a formação de estudantes mais autônomos e melhor preparados para lidar com os desafios da contemporaneidade dentro e fora da escola. Um projeto bem estruturado pode proporcionar estratégias que superem o pragmatismo e sejam capazes de construir novas culturas de aprendizagem.


Nota do Editor: Julianna Cauchick é Analista de Tecnologia Educacional do Colégio Marista Asa Sul (www.colegiosmaristas.com.br).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.