14/09/2025  07h42
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
04/08/2005 - 11h06
Herpes ocular exige tratamento imediato
 
 
Semelhante às feridas labiais, pode atingir os olhos e causar dor nas pálpebras ou inflamação na córnea

O herpes simples, vírus que costuma provocar feridas e úlceras labiais, também pode acometer o nariz e os olhos, levando à perda de visão quando não tratado corretamente. Nesse caso, dor nas pálpebras ou inflamação na córnea são as manifestações mais comuns. Independentemente de sua localização, poderá voltar.

"Uma vez que o paciente entrou em contato com o vírus, as feridas poderão surgir sempre que estiver com baixa imunidade ou passar por situações física e emocionalmente estressantes. O tratamento imediato com medicamentos antivirais faz com que o vírus do herpes pare de se multiplicar e de destruir as células epiteliais", diz o médico oftalmologista Renato Neves, diretor da rede Eye Care.

Neves alerta que a infecção pode atingir camadas mais profundas da córnea e agravar o quadro. "Repetidas ocorrências dessas manifestações mais agressivas podem levar à perda de visão e, conseqüentemente, à cegueira."

O especialista esclarece, também, que o vírus do herpes simples é diferente do herpes associado à doença sexualmente transmissível (DST). Portanto, o herpes ocular não é uma DST. "Também é importante diferenciar o herpes simples do herpes zoster, que, apesar de apresentar os mesmos sintomas, é provocado pela varicela (o mesmo vírus da catapora)."

Estresse, febre, problemas de saúde bucal ou pós-cirúrgicos, queimadura de sol e traumas são as principais causas do aparecimento do herpes. Mais da metade da população mundial já entrou em contato com esse vírus. Geralmente, o herpes simples se instala no organismo em idade infantil, por volta dos cinco anos. Quando não tratado pronta e apropriadamente, pode causar cegueira.

"Hoje em dia, há vários meios de tratar todas as formas da doença, como comprimidos e colírios antivirais, antibióticos ou até mesmo cirurgias, como o transplante de córnea - para os casos em que há cicatriz. Apesar de ser totalmente tratável, a ciência ainda investiga a cura da doença", diz o médico.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.