19/04/2024  06h49
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
09/02/2020 - 04h52
Alguns problemas de saúde são de tirar o sono
Tiago Novaes
 

É um fato frequente, que milhões de pessoas sofrem de insônia e outros distúrbios de sono. Esses problemas geram uma série de inconvenientes entre os quais se destacam a redução da atenção e concentração; o envelhecimento precoce, com surgimento de manchas e rugas; o mau desempenho sexual e afetivo; arritmia cardíaca (batimentos desordenados) e apneia do sono (parada da respiração) e ronco; ganho de peso e risco de obesidade, entre outras inúmeras possibilidades.

Assim quando você perde o sono, também pode perder outras coisas importantes para sua saúde e para sua qualidade de vida. Seu dia pode ser incrivelmente prejudicado por sua noite mal dormida. A Academia Americana de Medicina do Sono e Sociedade de Pesquisa do Sono realizou estudos, pelos quais comprovou que os distúrbios ao dormir são muito mais frequentes do que se imagina e em boa parte das vezes pouco identificados e por consequência tratados inadequadamente. E o pior é que tanto adultos como crianças estão dormindo mais precariamente do que em outras épocas no passado.

Ao longo do tempo, os problemas com sono podem gerar muitas doenças sérias e inclusive crônicas como diabete mellitus, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares, depressão e até câncer. Além delas, há outras patologias que até apresentam risco de morte.

Pesquisadores descobriram que a redução das horas de sono tanto em adultos como em crianças prejudica o metabolismo e geram problemas glandulares, como por exemplo redução da tolerância à glicose e da sensibilidade à insulina. Além de tudo, eleva as concentrações de cortisol no período da noite, um hormônio que em quantidade maior é prejudicial. Sem falar, que as diversas formas de insônia também aumentam a fome e apetite. Há evidências que a atual epidemia de obesidade no planeta pode ser causada também pela falta de uma boa noite de sono e o problema é maior ainda entre as crianças.

Felizmente, a Medicina e a tecnologia estão trazendo novas respostas para reduzir ou sanar distúrbios do sono, que vão desde aparelhos terapêuticos até novos materiais e matérias-primas, que compõem colchões mais avançados. Há também lançamentos de medicamentos que combatem o problema, mas que nem sempre respondem adequadamente para algumas pessoas. Diversas publicações científicas internacionais da área médica determinam que o sono de qualidade é uma prioridade na promoção e na melhora da saúde pessoal e social.

Na verdade, os novos sistemas científicos para dormir melhor oferecem uma variedade de soluções de conforto e bem-estar aos usuários. Nos benefícios que proporcionam para a pessoa adormecer com qualidade se encontram a ação na fisiologia das células, e o melhoramento da circulação e oxigenação do sangue. Ao proporcionar um sono mais profundo as novas tecnologias aumentam a resistência do organismo, desenvolvem o alívio da dor, promovem as recargas de energia vital e o estímulo às células-tronco. Há outras vantagens também como o reequilíbrio do metabolismo, a melhor regulação da pressão arterial, a ação mais eficiente anti-inflamatória e analgésica, e o auxílio na prevenção do acúmulo de gordura nas veias e artérias.

Na relação de benefícios constam ainda a quebra de macromoléculas da água corporal, o estímulo constante de desintoxicação, a melhor nutrição das células, o aumento da defesa imunológica, a revitalização das células da pele e o relaxamento da musculatura. Com os novos produtos disponíveis, o paciente ou usuário será contemplado com o alívio das tensões e da dor, o estímulo para a formação de massa óssea, a intensificação da circulação sanguínea e melhoria na função pulmonar e respiração, e ainda o favorecimento da transmissão dos impulsos nervosos e estímulo à função cerebral.

Assim sendo, é importante que as pessoas que sofrem cronicamente de distúrbios do sono se informem mais profundamente sobre os adventos que estão surgindo nos últimos tempos para combater a insônia e consequentemente seus efeitos. Não há uma receita única, cada caso merece uma solução própria ou uma combinação delas.


Nota do Editor: Tiago Novaes é distribuidor da Niponflex, empresa especializada em fornecimento de produtos para qualidade do sono.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.