26/09/2020  15h49
· Guia 2020     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
13/02/2020 - 06h49
Como cuidar do corpo durante o carnaval?
 
 
Beber água e ficar atento aos lanches são algumas das dicas

Durante o carnaval, a maioria de nós sai para festejar, aproveitar a música e se divertir. É uma época do ano que celebra a felicidade e a beleza, mas sempre devemos nos lembrar de nos cuidar e não vacilar para perder a festa.

“A alimentação é uma parte crucial desse cuidado, pois é o combustível do seu corpo, se ele não estiver funcionando corretamente, não há como curtir as festas”, conta Kelvin Taporosky, nutricionista.

Quem aproveita o carnaval costuma dormir pouco, ficar entre muita gente, suar muito e comer besteiras, e isso envolve gastar muita energia. Mas o que fazer para recuperá-la? A resposta do nutricionista é simples: beber muita água.

O grande consumo de álcool nessa época, além de ser prejudicial ao cérebro, favorece a diurese. Através da inibição da vasopressina, ele evita que os rins reabsorvam a água do corpo. Por isso, após consumir álcool, vamos ao banheiro constantemente. A água não para em nosso organismo e não é aproveitada.

Esse fator, além de atividades como dançar, pular, ficar muito tempo e movimento, contribuem para a desidratação. “Não é preciso deixar o álcool de lado, mas paralelamente, beber água também. Como sabemos que o pessoal extrapola, esse cuidado vai amenizar possíveis danos”, aconselha Kelvin.

A dor no corpo, dor de cabeça e mal estar, mais conhecidos como ressaca, é um dos sintomas da desidratação, que acontece fortemente no carnaval, assim como a intoxicação alimentar.

“Quando saímos de casa para o carnaval e acabamos ficando com fome, é comum comer lanches, que são comidas mais fáceis e rápidas, porém não conhecemos a procedência dos ingredientes ou se foi bem preparado e armazenado. No momento de euforia, acabamos não percebendo e mais pra frente vai ser preciso lidar com a intoxicação alimentar”, explica.

É preciso ficar atento ao que você consome e quanto consome para evitar problemas e não vacilar nas festas, lembre-se de comer bem e beber água para ter um bom feriado.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
20/09/2020 - 07h20 Retomada de atividade física requer cuidados
19/09/2020 - 06h32 Quando é culpa da tireoide?
18/09/2020 - 07h08 Ajuda profissional não pode ser tabu
17/09/2020 - 06h25 Povo brasileiro é o mais ansioso do mundo
14/09/2020 - 07h16 Melasma não é somente uma doença de pele
13/09/2020 - 07h17 Nem tudo é Alzheimer!
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2020, UbaWeb. Direitos Reservados.