18/04/2024  23h13
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
24/02/2020 - 08h41
6 dicas para aproveitar o calor sem enxaqueca
 
 

Assim que os termômetros começam a registrar o aumento das temperaturas, as pessoas que sofrem com enxaqueca ficam em alerta na tentativa de se desviar das crises causadas pelo calor.

Segundo a neurologista Dra. Elza Magalhães (CRM BA-11224), “a pessoa portadora de enxaqueca sente mais dores no verão porque o excesso de luminosidade e as altas temperaturas funcionam como gatilho para crises. Durante a exposição ao sol, o centro modulador de dor do portador de enxaqueca é ativado, levando a uma maior dilatação das artérias das meninges e do córtex cerebral fazendo com que uma crise seja deflagrada”.

Se este é o seu caso, fique de olho nas dicas que podem te ajudar a aproveitar a Primavera e o Verão com menos dores de cabeça:

1. Evitar exposição direta ao sol, usar óculos escuros para evitar penetração de muito estimulo luminoso na retina (esse é um gatilho importante de crises).

2. Beber bastante água ao longo do dia para manter-se hidratado, para ajudar no equilíbrio da temperatura corporal.

3. Consumir alimentos mais leves e ricos em água, como frutas e verduras. Mas atenção: vale consultar o neurologista a respeito de alguns alimentos que podem atuar como gatilho de dor, já que eles variam de pessoa para pessoa.

4. Praticar atividade física em horários que a temperatura esteja mais amena e, mas uma vez, investir na água durante os exercícios.

5. Tomar banhos mais frios ou fazer compressas de água fria na cabeça para diminui a temperatura corporal, principalmente se estiver em um risco iminente de crise.

6. Dormir em ambiente arejado, silencioso e com roupas confortáveis.

Segundo a médica, outro fator que precisa de atenção é a mudança drástica de temperatura causada pelas mudanças de ambientes climatizados para ambientes não climatizados. “A rápida mudança de temperatura também pode desencadear a crise de dor devido à súbita e intensa contração seguida de dilatação dos vasos sanguíneos do interior da cabeça”.

É importante ressaltar que o tratamento preventivo da doença ainda é a melhor forma de evitar as crises intensas e frequentes, e diminuir a sensibilidade a fatores externos que funcionam como gatilho de dor. Os tratamentos medicamentos considerados de primeira linha pelo consenso da Sociedade Brasileira de Cefaleia, divulgado em 2019, são a Toxina Botulínica A e o Topiramato para os quadros crônicos, mas existem várias outras opções para tratamento dos quadros de enxaqueca episódica. Consulte um especialista para um tratamento mais adequado.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.